eNews

Notícias

10/01/2018 - Fonte: Site Jornal Hoje Livre

« Voltar para notícias

Bernardenses aprovam programa “Diabetes sob Controle”


Com grande aceitação, a primeira fase do programa “Diabetes sob Controle” foi finalizada em dezembro de 2017. Lançado em outubro, pela Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, a iniciativa acompanhou 376 pacientes com diabetes, com idades entre 30 e 59 anos, que possuem histórico de internação hospitalar constantes, alterações na hemoglobina glicada e consultas com cirurgião vascular.

Realizado em parceria com a empresa Epharma, o programa contou com uma equipe de profissionais composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos e educadores físicos. Esses profissionais fizeram o acompanhamento desses pacientes, recebendo os dados por meio de um aplicativo de celular.

“Trata-se de um modelo inovador de acompanhamento, que ofereceu mais segurança e confiança aos pacientes da rede municipal”, afirmou o prefeito Orlando Morando. Após quase três meses do monitoramento diário, balanço e regularização dos medicamentos e alimentação, a paciente Abadia Nunes, de 54 anos, aprovou o programa. Abadia, que descobriu a doença há 14 anos, percebeu melhora e estabilidade em seu quadro.

“Para cada sintoma, temos um profissional à disposição. Nesse tempo, aprendi que posso ter o controle da doença. Isso é muito bom. Imagine se todos tivessem acesso ao programa? Seria maravilhoso. Toda a semana sou acompanhada pelos profissionais da saúde. Já os considero meus amigos”, afirmou a dona de casa, paciente da UBS Paulicéia.

Para o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, a Prefeitura de São Bernardo investiu em um plano inovador e moderno. “A diabetes é uma doença silenciosa, crônica e não tem cura. Mantê-la sob controle não é fácil, mas com este programa conseguimos importantes avanços”, finalizou.

Fonte