ESG na epharma:
Palavra do CEO
Eduardo Mangione
CEO ePharma
ESG na epharma:
Palavra do CEO
Tenho a satisfação de apresentar a você a Plataforma ESG da epharma. Nossa empresa atua para tornar a prestação de serviços na área farmacêutica mais eficientes, o acesso a medicação mais abrangente, simples e rápido, e os cuidados com a saúde, do ponto de vista terapêutico, mais acessíveis e avançados.
Em resumo, trabalhamos com o propósito de ajudar os clientes – e a sociedade – a moldar um mundo mais sustentável. Esta plataforma demonstra como atuamos para atingir esse propósito. Abordar o período que compreende o ano de 2020 e os primeiros meses de 2021 é refletir sobre a pandemia do novo coronavírus e os desafios que ela impôs à sociedade. Nenhum deles foi tão cruel quanto o das vidas perdidas para a Covid-19. A todas as famílias que enfrentaram perdas, nossa mais profunda solidariedade. Desde o início da pandemia, a epharma teve como prioridade proteger as pessoas e aqui você vai conhecer exemplos das nossas contribuições nesse aspecto.
Sendo uma empresa ligada a atividades essenciais, a epharma manteve sua operação e seus processos de atendimento ativos no período, com medidas de saúde e de segurança rigorosas para assegurar o bem-estar dos funcionários. Toda a equipe foi transferida para o sistema de home office, desde março de 2020, e também foi amparada por medidas e orientações – estendidas às suas famílias – para resguardar sua saúde física e mental. Utilizando ferramentas digitais, muitas delas já incorporadas ao nosso cotidiano pré-pandemia, conseguimos atingir resultados financeiros muito positivos em todas as nossas unidades de negócio. Temos muito orgulho em dizer que superamos as dificuldades econômicas impostas pela Covid-19 em 2020 sem fazer demissões nem reduzir jornadas de trabalho por causa da pandemia.
Além de números robustos em termos de faturamento e entrada de novos pedidos, também obtivemos conquistas relevantes no nível de satisfação de nossos colaboradores. Na pesquisa Net Promoter Score (NPS), que avalia o quanto os funcionários estão dispostos a indicar nossa empresa a seus pares, atingimos média 80, recorde em nossa história, significativamente acima da média do nosso mercado e nos coloca em uma zona de excelência.
Seguindo esse ritmo de estreita colaboração em nossa cadeia de valor, acreditamo que ao estabelecer políticas sólidas de ESG, nos torna mais resilientes em períodos difíceis. A nossa liderança tem como responsabilidade conduzir as metas ESG de forma proativa, pois nossos executivos automaticamente já trabalham com o mindset de pensamento futuro, se concentrando na sustentabilidade de suas decisões para o bem maior.
Sendo esta a base de nossas ações, estamos cientes que isso impacta diretamente em resultados financeiros sólidos, a partir de decisões estratégicas de negócios. Adicionalmente aos projetos novos, a epharma também deve continuar se beneficiando da digitalização e da incorporação tecnológica em negócios já existentes, com foco em aumento de eficiência e produtividade. Tais temas encontram total ressonância com o conceito de sustentabilidade.
O uso eficiente de recursos aumenta a produtividade das empresas e impacta positivamente toda a cadeia de valor dos negócios. Ser sustentável é conseguir gerar valor sendo mais produtivo e utilizando menos recursos. A epharma tem como objetivo ser referência nessa jornada e divulgar com total transparência os resultados e avanços dos nossos compromissos.
mensagem do
Diretor de ESG
Marcos Inocencio
Diretor Corporativo
A consciência ambiental, social e de governança (ESG) faz parte do DNA da epharma. Nós compreendemos que a sobrevivência dos nossos negócios depende da sustentabilidade a longo prazo. Por isso, ações de sustentabilidade, diversidade, inclusão, comunicação e educação não estão apenas na agenda de discussão, mas sim integradas à estratégia da empresa como um todo. Investimentos no trio, meio ambiente, social e governança, estabelecem e ganham confiança. São práticas que conectam a comunidade ao bem-estar e os stakeholders à segurança, com ações que cercam todo o nosso ecossistema.
É por isso que nossa governança de sustentabilidade não se limita à diretoria. Além de um programa de ESG, todos os níveis de gestão estão envolvidos na incorporação da sustentabilidade no dia a dia da empresa. Isso revela nosso compromisso com a perenidade dos nossos negócios e relacionamento com stakeholders, que está no cerne da noção de capital social. O capital social desempenha um papel fundamental no estabelecimento de confiança entre a empresa e sua ampla base de partes interessadas.
Eu sou o diretor responsável por ESG da epharma e o meu compromisso é delinear abordagens, princípios e metodologias para que nossa empresa esteja plenamente apta a atuar dentro do alto padrão de sustentabilidade e responsabilidades corporativa. Os nossos investimentos no trio composto por Meio Ambiente, Social e Governança estabelecem a gestão responsável dos nossos negócios.
Nossos compromissos
O mundo está se transformando em dimensões que afetam a vida de todas as pessoas: mudança climáticas e demográficas, urbanização, globalização e digitalização. Mas os recursos do planeta hoje já não são suficientes para manter os padrões de vida e de consumo de toda a sociedade.
Por isso, é urgente abordar essas tendências para garantir um futuro viável e sustentável, e os países membros da Organização das Nações Unidas apresentaram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs).
A epharma, atenta a essas tendências, já desenvolve seus negócios baseados em atender esses objetivos.
Planeta

Saúde e Bem Estar

Comunidade

Vida

Trabalho

Desenvolvimento Corporativo

Ecossistema

Educação

Estratégia de ESG
Ter uma governança robusta para mitigar riscos
Engajar os stakeholders com criação de valor sustentável
Impulsionar nossos talentos com diversidade e inclusão para nos fazer mais fortes e competitivos
Capitalizar a confiança dos stakeholders para impulsionar a nossa reputação e crescer o nosso negócio
OXIGENAR CONEXÕES PARA IMPULSIONOAR A SAÚDE COM UMA CULTURA INCLUSIVA E DE COLABORAÇÃO QUE POSSA IMPULSIONAR A VIDA E NUTRIR A SOCIEDADE
Fomentar a transparência e colaboração interna
Promover uma cultura de integridade em toda a nossa cadeia de valor atentos aos impactos sociais e ambientais dos nossos produtos e serviços, incluindo os direitos humanos

Materialidade
Temos evidências crescentes de que as boas práticas de ESG trarão impacto positivo em nosso desempenho, assim como na estratégia dos negócios de longo prazo. Olhando para a próxima década, o desempenho ESG se tornará ainda mais importante e o desempenho da companhia, dentro dos padrões do conceito sustentável, funcionará cada vez mais como uma vantagem competitiva para as empresas.
Além disso, é ponto central na discussão sobre o impacto nos colaboradores e aponta para a crescente importância das questões ESG em atrair e reter talentos, já que as gerações Y e Z representam uma porcentagem cada vez maior da força de trabalho. Vemos que questões ambientais, sociais e de governança (ESG) não são mais tratadas como uma reflexão tardia em nosso ecossistema. Essas questões são cada vez mais centrais para a construção da nossa reputação e nosso desempenho, e são bem-vistas por uma série de partes interessadas, incluindo investidores, colaboradores, fornecedores e clientes. Sem contar a comunidade que servimos. Deste modo, acreditamos que ao incorporarmos os fatores ESG em nosso planejamento estratégico de longo prazo construiremos uma imagem mais completa do nosso valor potencial. Temos a certeza de que as práticas corporativas sustentáveis afetam os retornos dos investimentos e ainda fortalecem o desempenho operacional, impactado positivamente quando influenciado por boas práticas de sustentabilidade e ESG.
Na epharma, nos envolvemos e incentivamos ações ESG positivas, eficazes e consistentes com os interesses do nosso ecossistema. As estratégias se alinham ao nosso objetivo: impulsionar a epharma, os negócios e a saúde no Brasil.