Social
META ATÉ
2025
Ação ágil e estruturada
no enfrentamento a pandemia
Saúde
é o que interessa!
Liderança e Desenvolvimento
Rede de apoio
Clima Organizacional
Atração de
talentos
Empoderamento
A diversidade é o
motor da inovação
Redução das
desigualdades
Benefícios para
mulheres
Raça, etnia,
religião e LGBTQIA+
Marketplace
de Benefícios
Treinamento
e Educação
Ação ágil
e estruturada
no enfrentamento
à pandemia
Quando as notícias sobre a presença do novo coronavírus começaram a circular, a epharma traçou estratégias e implementou ações para proteger seus colaboradores e familiares. O tema foi tratado sempre com transparência, reforçando que todas as medidas adotadas acompanhavam as diretrizes de autoridades de Saúde.
Manter as saúdes física e mental dos colaboradores foi o principal foco da epharma, devido aos impactos da pandemia. Além de ser crucial que a empresa mantivesse seguras suas atividades, a atenção com a segurança de colaboradores e seus familiares conectou-se diretamente com o propósito da empresa: oxigenar conexões para impulsionar a saúde.
Deste modo, o uso de ferramentas digitais para os contatos interpessoais manteve as equipes conectadas e produtivas. Além disso, a disponibilidade dos nossos times para clientes e demais parceiros comerciais também foi fundamental para manter nossos negócios ativos.
Algumas das ações adotadas para o enfrentamento da pandemia da Covid-19:
- Criação de comitê para monitoramento do novo coronavirus
- Adoção de rede social interna, para trabalhar a comunicação de forma mais clara e objetiva
- Telemedicina para apoio psicológico à distância
- Medidas sanitárias e de distanciamento especiais para o escritório
- Home office com estruturas tecnológicas e ergonômica para todos os colaboradores
- Subsídio para teste de Covid-19
- Renovação de todos os laudos de medicina de trabaho, como PPRA e PCMO
- Subsídio para transporte, em casos isolados que exigiram a ida até o escritório
- Adoção de telemedicina para exames admissionais, demissionais e periódicos
- Antecipação da vacina contra a gripe para colaboradores com sistema dive-thru e imunização também para seus familiares
- Entrega e retirada de equipamentos na residência do colaborador na admissão e desligamento
- Entrega de máscaras descartáveis na recepção do escritório.
- Manutenção do emprego sem redução de jornada de trabalho ou outras medidas de afastamento do colaborador, impostas pelo Governo Federal no período de pandemia.
Não é a toa que a epharma foi elogiada pelo Ministério do Trabalho por atuar na manutenção da saúde de seus colaboradores.
META ATÉ
2025
Saúde
é o que interessa
Quando o trabalho remoto era novidade e exigia adaptação para a nova rotina, a epharma promoveu lives sobre saúde mental e alimentação saudável, a fim de evitar distúrbios emocionais e alimentares. Já em 2021, foi implementado o acompanhamento psicológico para funcionários e, também, aos seus familiares, por meio do programa Conexão Saudável. A adesão ao programa foi um sucesso, e em 5 meses foram realizados 379 atendimentos.
E para manter o corpo ativo, a epharma transformou o Filípides, adaptando o programa para uma plataforma online para ginástica laboral e acompanhamento de atividades físicas com personal trainer.
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2025
Liderança e
Desenvolvimento
de Carreira
Os temas relacionados à formação de lideranças e desenvolvimento de carreira na epharma evoluem continuamente, baseados na responsabilidade de cada funcionário com sua trajetória de crescimento (conceito Own Your Career – Seja dono da sua carreira).
Apoiados por seus gestores e pela estrutura de RH, os funcionários contam com ferramentas para planejar, executar e avaliar seus processos de desenvolvimento.
Reforçando o propósito, a epharma se compromete com a qualificação de seus colaboradores, todos os colaboradores são treinados anualmente para competências do amanhã, ou seja, relacionadas ao Futuro do Trabalho.
E da porta pra fora a atenção não é diferente. Cerca de mil jovens serão treinados em 5 anos.
META ATÉ
2025
rede de
Apoio
A comunicação é uma ferramenta importante para ter um excelente ambiente de trabalho. Por isso, em tempos de pandemia, as ações de comunicação foram redobradas na epharma, a fim de evitar pânico e crise de ansiedade entre os colaboradores, além de garantir a confiança dos colaboradores, manter as equipes motivadas e esclarecidas.
Agora, além da comunicação feita por e-mail, foi adotada a rede social interna, o Conecta epharmer, na qual todos os colaboradores podem interagir entre si, publicar dúvidas, sugestões e receber os informativos da empresa de forma mais espontânea e eficaz. Para se ter ideia, foi lançada a campanha Momento epharma, para abordar assuntos gerais de interesse dos funcionários, tais como inteligência financeira.
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2025
Clima
Organizacional
Periodicamente, a epharma realiza sua pesquisa interna de engajamento, a Employee Net Promoter Score, também conhecida como eNPS. Os colaboradores são estimulados a participar de forma voluntária e toda a ação ocorre em ambiente virtual, sem identificação dos participantes.
Nos resultados divulgados em janeiro de 2020, destacam-se o alto índice de participação 69% e a pontuação que subiu exponencialmente: de 34 para 80 pontos, comprovando que todos os esforços durante a pandemia também foram reconhecidos nessa pesquisa como um diferencial pela sua força de trabalho. Os resultados são compartilhados pelos gestores de cada área, envolvendo as equipes em planos de ação para abordar as oportunidades de melhoria.
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Atração de
Talentos
A opção por essa modalidade de interação resultou em maior engajamento de candidatos a cada processo, principalmente pela maior facilidade de comparecimento, sem a necessidade de deslocamento. A incorporação da tecnologia e a prática de home office estenderam-se para os processos de integração de novos colaboradores, inclusive com ferramentas digitais que agilizam o recebimento de documentação, eliminando a necessidade de deslocamento até a localidade da empresa.
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Empoderamento
Em nossa empresa, a equipe caminhar na mesma direção faz toda a diferença para o crescimento, por isso, as metas são traçadas em conjunto pelos integrantes da equipe, tudo documentado em uma plataforma online, colaborativa e transparente.
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A diversidade é o
motor da inovação
Na epharma, 72% da equipe é composta por mulheres, e 52% cargos de gerência e coordenação são ocupados por elas! Não à toa, nossa empresa recebeu o Prêmio de Empresa Amiga da Mulher, concedido pela Prefeitura de Barueri.
Entendemos a diversidade como fator de duplo benefício, como medida de responsabilidade social, que promove a inclusão, ao mesmo tempo em que fortalece nossa capacidade de inovação, cooperando para o maior sucesso da empresa.
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2025
Redução das
desigualdades
META ATÉ
2025
Benefícios
para mulheres
Agora, a mais nova ação exclusiva para as colaboradoras é o Programa de Coaching Maternidade – ação de reflexão e orientação sobre os desafios da maternidade, família e carreira. Esse acolhimento é feito na saída para a licença-maternidade e no retorno ao trabalho, por meio de rodas de conversas conduzidas por uma além de atendimento individualizado.
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Raça, etnia, religião e LGBTQIA+
No mesmo ano, lançou o grupo de champions, com o objetivo de discutir temáticas atuais relacionadas a gênero, raça, sexualidade e inclusão, nos contextos profissionais e pessoais. Sem dúvida, esta é uma grande oportunidade de aprendizado e compartilhamento de ideias a respeito destes temas tão urgentes!
Esse grupo composto por epharmers Afro, epharmers Mulheres e epharmers Pride, deverá se reunir uma vez por mês, a partir de 2022, para debater temas urgentes relacionados à inclusão e, juntos, inovar e encontrar soluções que beneficiem a todos.
META ATÉ
2025
Marketplace
de Benefícios
Na prática, funciona assim: cada colaborador possui um saldo de pontos, que pode ser usado de forma democrática, de acordo com suas preferências e necessidades, tais como convênio médico e odontológico, descontos em cursos de qualificação profissional entre outros. A novidade tem foco na jornada de bem-estar e na adaptação às novas necessidades dos colaboradores, que agora têm seus benefícios recalibrados, opções personalizadas e flexíveis.
META ATÉ
2025
Treinamento
e Educação
Em linha com esse contexto, a epharma oferece uma ampla gama de programas de capacitação, para todas as funções e níveis hierárquicos da organização: são mais de 90 recursos de aprendizagem(e-learning, vídeos, livros), voltados para as soft skills (autoconhecimento, trabalho em equipe, colaboração, diversidade etc.) e hard skills (conteúdos técnicos e específicos).
Essa tendência de virtualização dos processos de treinamento e educação na epharma já era uma realidade antes da pandemia e foi intensificada com as novas dinâmicas de trabalho remoto e descentralizado, a fim de preparar seus colaboradores para o trabalho do futuro. Deste modo, em 2021, nossa empresa lançou uma nova plataforma com metodologia aprimorada, que puxam o máximo de aprendizado da pessoa, ferramentas de interatividade, quiz e aulas dinâmicas, gravadas com os melhores profissionais.
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