A campanha Novembro Azul tem um papel fundamental: promover a conscientização sobre a saúde masculina e incentivar o autocuidado. Levar esse tema para o ambiente corporativo é uma oportunidade de romper tabus, ampliar o diálogo e contribuir para mudanças culturais na forma como os homens encaram a prevenção.
Aproveitando a visibilidade do mês, as empresas encontram um momento estratégico para fortalecer programas de saúde e bem-estar. Neste artigo, trazemos informações, dados e dicas para que as ações na sua empresa alcancem os objetivos esperados.
Novembro Azul: por que a campanha é tão importante?
Novembro Azul é uma campanha global de conscientização sobre o câncer de próstata, criada em 2003 na Austrália. Apesar do foco em promover a detecção precoce da doença, a ocasião também tem sido adotada para abordar a importância dos cuidados com a saúde masculina.
No Brasil, a iniciativa ganhou força a partir de 2011, quando o Instituto Lado a Lado pela Vida lançou a campanha nacional em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, tornando-se o maior movimento voltado à saúde do homem no país. Mas por que esse tema merece tanta atenção?
Em primeiro lugar, o câncer de próstata — principal foco histórico do Novembro Azul — é um problema de saúde pública. Ele é o tipo de câncer mais frequente em homens brasileiros depois do câncer de pele não melanoma. A estimativa é de que surjam mais de 71,7 mil novos casos de câncer de próstata por ano no país.
Além de muito incidente, o câncer de próstata é também uma das principais causas de mortalidade por câncer na população masculina. Em 2023, foram mais de 17 mil óbitos no Brasil, o que equivale a uma média de 47 mortes diárias devido a essa doença. Esses números epidemiológicos reafirmam a importância da campanha: conscientizar sobre prevenção e diagnóstico precoce pode salvar vidas.
O Ministério da Saúde destaca novembro como um mês de cuidados abrangentes com a saúde dos homens, visando promoção, proteção e prevenção em saúde integral. A própria Coordenação Nacional de Saúde do Homem entende que a campanha Novembro Azul é uma oportunidade que gestores e profissionais de saúde devem aproveitar para promover ações de autocuidado e a atenção integral à saúde masculina, incluindo iniciativas relacionadas a saúde mental, prevenção de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), controle de doenças crônicas (como diabetes e hipertensão) e adoção de hábitos saudáveis.
Câncer de próstata: informações essenciais
Campanhas sobre Novembro Azul ou Outubro Rosa nas empresas, normalmente, trazem esclarecimentos que ajudam a promover a conscientização sobre os temas. Em relação à saúde masculina, essas informações são ainda mais relevantes, porque a prevenção de câncer de próstata é bastante estigmatizada. A seguir, apresentamos explicações e dados sobre a doença, destacando a importância do diagnóstico precoce.
O que é o câncer de próstata?
O câncer de próstata é uma doença que atinge a glândula do sistema reprodutor masculino (próstata), responsável por produzir parte do líquido seminal. Essa glândula tende a envelhecer e sofrer alterações com o passar dos anos, por isso a idade é o principal fator de risco para o desenvolvimento do tumor. Cerca de 75% dos casos ocorrem em homens com mais de 65 anos de idade, sendo raro que isso aconteça antes dos 40.
Outros fatores de risco conhecidos incluem histórico familiar (parentes de primeiro grau que tiveram câncer de próstata em idade precoce aumentam o risco) e etnia — de acordo com o Ministério da Saúde, homens negros apresentam incidência e mortalidade mais elevadas por câncer de próstata, demandando atenção especial.
Aspectos de estilo de vida também influenciam: sedentarismo, obesidade e dietas ricas em gorduras saturadas estão associados a um maior risco da doença, enquanto hábitos saudáveis (alimentação equilibrada, atividade física, peso adequado, não fumar e moderação no álcool) ajudam a proteger a saúde da próstata.
Quais são os sintomas de câncer de próstata?
O câncer de próstata não costuma apresentar sintomas evidentes na fase inicial. Muitos homens não percebem qualquer alteração, ou, quando percebem, são queixas semelhantes às do crescimento benigno da próstata (como leve dificuldade de urinar ou aumento da frequência urinária).
Nos estágios mais avançados, 95% dos tumores apresentam sintomas mais sérios. Nessa fase podem ocorrer dores ósseas, maior dificuldade para urinar, sangue na urina ou sêmen e até infecções generalizadas ou insuficiência renal nos casos graves.
O diagnóstico precoce é fundamental porque ajuda a identificar o tumor enquanto ainda está limitado à próstata. Os índices de sucesso do tratamento são superiores a 90% quando a doença é descoberta no início.
Como é feito o diagnóstico do câncer de próstata?
As principais formas de investigação são o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico) e o exame de toque retal, realizado pelo urologista. O PSA avalia a dosagem de uma proteína produzida pela próstata que, se elevada, pode indicar alguma anormalidade, enquanto o toque retal permite ao médico palpar a glândula para sentir alterações de consistência, forma ou tamanho.
É importante desmistificar o exame de toque. De acordo com o Ministério da Saúde, essa é uma avaliação médica rápida e importante, pois cerca de 20% dos pacientes são diagnosticados apenas por esse exame (por isso, ele pode ser indispensável e complementar a outros métodos, como o PSA).
As entidades médicas recomendam que homens sem sintomas ou fatores de risco procurem um urologista a partir dos 50 anos para avaliar a necessidade dos exames, ou a partir dos 45 anos, se houver fatores de risco (por exemplo, ser negro ou ter pai ou irmão diagnosticado precocemente).
Saúde masculina: desafios que as empresas precisam enfrentar
Abordar a saúde dos homens no ambiente corporativo vem acompanhado de alguns desafios particulares. Historicamente, diversos fatores socioculturais levaram muitos homens a negligenciar cuidados de saúde. Uma consequência disso é que os homens utilizam menos os serviços de saúde e fazem menos prevenção do que as mulheres.
Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) revelou que apenas 32% dos homens acima de 40 anos se consideram muito preocupados com a própria saúde, e 46% deles só vão ao médico quando sentem algum problema de fato. Esse quadro piora entre aqueles que dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS): 58% buscam atendimento apenas diante de sintomas incômodos.
Outro levantamento, conduzido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, mostrou que 62% dos homens brasileiros só procuram o sistema de saúde quando os sintomas se tornam “insuportáveis”. Isso quer dizer que 6 em cada 10 homens deixam de fazer qualquer acompanhamento preventivo, esperando a situação ficar crítica para então buscar ajuda. Esse hábito tardio atrasa diagnósticos e tratamentos, dificultando a cura de doenças que poderiam ser controladas se descobertas cedo.
Há também desconhecimento e estigmas específicos. Muitos homens não estão familiarizados nem mesmo com informações básicas sobre doenças masculinas. Enquanto 75% afirmam já ter ouvido falar do câncer de próstata, 85% dizem não conhecer os sintomas da doença, conforme a pesquisa feita pela SBU.
Por que as empresas devem se engajar na campanha Novembro Azul?
Diante da realidade sobre a saúde masculina, o mês de novembro abre caminho para uma conscientização abrangente sobre prevenção, bem-estar e qualidade de vida, com foco exclusivo em homens. Veja os principais benefícios de realizar ações desse tipo.
- Cuidado com o colaborador: a empresa demonstra genuína preocupação com o bem-estar corporativo ao estimular o autocuidado e a detecção precoce de doenças.
- Prevenção de riscos à saúde: campanha permite orientar esses colaboradores sobre a importância dos exames e do tratamento precoce, potencialmente salvando vidas e evitando que problemas de saúde evoluam sem assistência.
- Sensibilização de gestores e mudança de cultura: o engajamento das lideranças ajuda a construir uma cultura organizacional em que os colaboradores se sintam confortáveis em falar sobre saúde, tirar dúvidas e buscar ajuda quando necessário.
- Engajamento, produtividade e redução de absenteísmo: investir em campanhas internas de saúde geralmente traz retorno na forma de colaboradores mais engajados e produtivos. A saúde e o bem-estar também estão associados à redução do absenteísmo.
Novembro Azul nas empresas: 5 ideias de ações para colocar em prática
Se sua empresa decidiu participar do movimento, é hora de transformar a conscientização em ações efetivas. Selecionamos 5 ideias de ações que podem ser implementadas durante a campanha Novembro Azul.
Incentive a realização de exames preventivos
A ação central do Novembro Azul é motivar os homens a fazerem seus check-ups. Todas as iniciativas nesse sentido são bem-vindas, como firmar parcerias para a realização dos exames, conceder folga remunerada, entre outras medidas que apoiem os colaboradores nesse processo. São válidos, inclusive, materiais de comunicação destacando os exames recomendados para cada faixa etária (não só o de próstata), que ajudam a criar uma cultura de check-up regular entre os homens.
Aposte em comunicação visual pela empresa
Vista a empresa de azul, literalmente. Elementos visuais chamativos lembram a todos da campanha diariamente e reforçam o engajamento. É possível decorar os ambientes com a temática: colocar cartazes informativos, banners ou faixas azuis nas áreas comuns, iluminar a fachada do prédio com luz azul (à semelhança do que se faz com o rosa em outubro), disponibilizar laços azuis para quem quiser usar.
Recomende palestras e conteúdos educativos
Informação de qualidade é a melhor forma de orientar as pessoas. Nesse sentido, a empresa pode ajudar oferecendo acesso a conteúdos que tragam esclarecimentos, seja por meio de palestras com profissionais de saúde (urologistas, médicos do trabalho, nutricionistas ou psicólogos), materiais educativos ou de plataformas online.
Apresente histórias reais
Se algum colaborador ou alguém conhecido superou um câncer de próstata, e se sentir à vontade para compartilhar seu depoimento, essa ação pode ajudar a inspirar colegas. Rodas de conversa menos formais, em grupos menores, permitem que os homens façam perguntas abertamente e discutam medos ou experiências, em clima de apoio mútuo. Essas iniciativas promovem troca de conhecimentos e quebram a barreira do silêncio, criando um ambiente acolhedor.
Promova práticas contínuas de saúde e bem-estar
A promoção da saúde masculina não deve se limitar a um mês. Utilize o impulso do Novembro Azul para fortalecer programas permanentes de bem-estar corporativo. Por exemplo, avalie oferecer benefícios alinhados aos objetivos de prevenção e qualidade de vida. Estimule a formação de grupos de corrida ou caminhada entre os funcionários, campeonatos esportivos, ou desafios ao longo do ano. Lembre-se de que saúde vai muito além de consultas médicas; envolve hábitos diários. Práticas de alimentação saudável, atividade física regular e cuidados psicológicos devem ser estimulados continuamente.
Dica bônus: conte com o Oxy para fortalecer o bem-estar corporativo
Se você deseja levar adiante as iniciativas do Novembro Azul e fortalecer a saúde dos colaboradores o ano todo, conheça o Oxy, uma solução completa em bem-estar corporativo. Com o Oxy, sua empresa pode implementar programas de saúde integrados, englobando acompanhamento multidisciplinar especializado, apoio à saúde mental, promoção de atividades físicas e campanhas de prevençãol nas empresas de forma contínua e personalizada.
A plataforma Oxy auxilia o RH no monitoramento de indicadores de saúde, engajamento dos funcionários em desafios saudáveis e oferece conteúdos educativos ao longo de todo o ano. Ao aderir ao Oxy, a empresa potencializa os resultados das ações de bem-estar, garantindo que cada colaborador tenha suporte para cuidar da sua saúde de maneira proativa.
A campanha Novembro Azul nas empresas mostra que as organizações têm um papel fundamental em quebrar paradigmas, aproximando informação e prevenção do público masculino em um ambiente em que eles passam grande parte de seu tempo: o trabalho.
Neste Novembro Azul, invista em prevenção, inspire seu time e colha os benefícios de um time mais saudável. Fale conosco e descubra como o Oxy pode impactar a cultura de saúde na sua empresa.




