A epharma, empresa de gestão de benefícios em medicamentos, que possui mais de 400 colaboradores, digitalizou os processos de gestão da área de benefícios para tornar as informações mais transparentes aos funcionários e, ao mesmo tempo, melhorar a experiência de visualização e escolha dos benefícios.
Segundo uma pesquisa da consultoria Robert Half, que ouviu mais de 1500 profissionais no ano passado, para 53% das pessoas que estão procurando emprego, os benefícios flexíveis são considerados importantes na decisão dos candidatos para aceitar uma proposta de trabalho. Já para os funcionários, esse percentual é ainda maior, 57%.
A epharma contratou a Tutto, startup especializada em consultoria e soluções para gestão de benefícios ,que customizou sua solução que otimiza a gestão de benefícios flexíveis, de acordo com as características, processos e necessidades da epharma.
Chamada internamente de MarketplaceX, a plataforma reúne mais de 30 opções de benefícios, desde os mais tradicionais até outros como auxílio viagem, mentoria feminina e empréstimo consignado, por exemplo. Nela, os funcionários podem montar suas cestas da forma que quiserem, a partir de um sistema de pontuação.
“Queríamos dar o protagonismo para os colaboradores na hora de escolher seus benefícios porque cada um tem sua necessidade específica, de acordo com seu momento de vida pessoal e profissional”, justifica Bruna Pereira, gerente de remuneração e benefícios da epharma.
Esse empoderamento do colaborador vai ao encontro da mesma pesquisa da Robert Half, que aponta que 67% dos profissionais entrevistados gostariam de escolher os auxílios.
Equipe mais satisfeita
Segundo pesquisas anuais de clima organizacional, o índice de satisfação dos colaboradores da epharma saltou de 59%, em 2020, para 72%, em 2021, após a implantação do marketplace de benefícios. No ano passado, esse número subiu mais ainda, para 75%. Ainda segundo o levantamento da Robert Half, o índice médio nas empresas que oferecem benefícios flexíveis é de 55%.
Já em relação ao nível de aprovação da plataforma digital (em uma escala de 0 a 5), a nota de satisfação dos colaboradores foi de 4,3, em 2021, e 4,6, em 2022.
Outro fato interessante que as pesquisas apontaram foi que, para novos funcionários, a política de benefícios da epharma, juntamente com a plataforma digital para visualização e escolha de benefícios, foram fatores determinantes para a decisão de começar a trabalhar na epharma. De 0 a 5, em 2021, a nota foi de 4,4 e, no ano passado, a pontuação saltou para 4,8.
Dados para auxiliar uma gestão mais assertiva
Além de oferecer uma ampla gama de benefícios e dar autonomia para os colaboradores, os gestores aproveitam os dados da plataforma para ter um retrato mais fiel sobre a utilização dos benefícios na empresa.
Bruna conta que todas as opções oferecidas na plataforma de benefícios têm grande procura. “Isso ocorre porque montamos a cesta a partir de feedbacks dos próprios colaboradores”.
Em 2020, o benefício flexível mais solicitado foi o auxílio home office. No ano seguinte, os mais escolhidos foram a assistência médica para pets e auxílio para aprendizado de idiomas.
Já no ano passado, o benefício mais requisitado foi uma parceria com redes de coworking (espaço de trabalho compartilhado). A epharma já está estudando incluir mais essa opção no marketplace em breve.
“Com iniciativas como esta do marketplace, a epharma reforça sua estratégia de colocar as pessoas no centro da gestão”, conclui Elisangela Puhl, diretora da Tutto.
Via: aboutFarma