• Sobre nós
  • Produtos epharma
    • Programa de Benefício em Medicamento (PBM)
    • Plano de Medicamentos Oxy
    • Indústria Farmacêutica
    • Retail
    • Non Retail
    • Consumer Health
    • Gestão de Medicamentos Especiais
  • Central do Beneficiário
  • Baixe o app
    • Google Play
    • App Store
  • Rede
  • ESG
  • Oportunidades de Carreira
  • Blog

A gamificação como aliada da cibersegurança nas empresas

fev 1, 2024

Foi-se o tempo em que as ameaças à integridade de uma empresa eram exclusivamente tangíveis. Hoje em dia, com a digitalização cada vez maior, torna-se indispensável também reforçar aspectos necessários à segurança no ambiente digital. Logo, o investimento em cibersegurança nas empresas se tornou um aspecto primordial na governança de qualquer negócio.

Junto dos investimentos, o contexto atual também demanda novas abordagens para fazer frente não só aos riscos do mundo digital, como também às exigências da legislação (vide a Lei Geral de Proteção de Dados).

Nesse sentido, contar com parceiros capazes de implementar estratégias eficientes faz toda a diferença nos resultados obtidos. E esse é o caso da epharma, que conta com a . Essa parceria permite o desenvolvimento de recursos baseados em diferentes abordagens, incluindo treinamentos e gamificação.

Por que é importante investir em cibersegurança nas empresas?

De forma ampla, o conceito de cibersegurança engloba toda iniciativa que tem como objetivo proteger redes, sistemas e dispositivos eletrônicos de ataques maliciosos. Desse modo, esse tipo de prática envolve desde o usuário individual (ou seja, quem tem um celular e um computador e os usa para atividades cotidianas) até empresas, que precisam se preocupar com as informações confidenciais, além de estruturas essenciais à manutenção do negócio.

Em um primeiro momento, a cibersegurança nas empresas deve considerar os riscos financeiros que esse tipo de cuidado pode evitar. Apenas como referência para o tamanho do prejuízo, um relatório de 2022 mostra que 23% das empresas sofreram perdas financeiras devido a ataques virtuais.  Além disso, 78% dos negócios registraram algum roubo de dados por meio de phishing (que geralmente acontece por meio de links suspeitos enviados por e-mail)

Empresas no segmento da saúde, por exemplo, devem considerar que incidentes de segurança podem afetar dados pessoais de clientes comprometendo sua confidencialidade e considerar esse alto risco ao estudar e escolher mecanismos adicionais de segurança digital para implementação.

Portanto, é imperativo que toda empresa atenta a essa questão desenvolva diretrizes claras sobre o cuidado com a segurança da informação e proteção de dados pessoais. Fortalecer os mecanismos de proteção e manter-se constantemente alinhada com a legislação vigente são passos cruciais nesse processo. Tudo isso, claro, deve também fazer parte da cultura corporativa do negócio e ser disseminado entre todos os colaboradores.

De que forma plataformas de gamificação podem tornar as empresas mais seguras no ambiente digital?

Sabemos que estabelecer e manter a cultura corporativa conscientizando e treinando colaboradores em tempo real, conforme a tecnologia evolui não é uma tarefa fácil. Todos os dias, vemos uma tecnologia emergente, associada a um novo risco que demanda novos desafios e consequentemente novos treinamentos e conscientização dos colaboradores.

Simplificando os desafios, as plataformas de gamificação desempenham um papel significativo em fortalecer a segurança digital nas empresas, inovando na abordagem do usuário final, trazendo uma experiência de aprendizado interativa e envolvente, aumentando o interesse das pessoas e fixação de conteúdo.

Existem várias formas de se proteger, claro. Mas algumas estratégias podem entregar melhores resultados do que formas convencionais de conscientização dos riscos no ambiente digital. A gamificação é um exemplo disso, trazendo engajamento e conscientização com simulações de situações reais, com atualizações contínuas e feedback imediato.

Caso você não saiba, a gamificação é um conceito que envolve a aplicação de conceitos comuns aos jogos eletrônicos (acúmulo de pontos, passagem de fases, evolução de habilidades) para alcançar determinado fim. As aplicações da gamificação são inúmeras e vão desde a educação até o fortalecimento do engajamento no ambiente profissional.

Na prática, a criatividade é o limite a respeito do que se pode gamificar na rotina de uma empresa.

Portanto, a gamificação pode ser uma ferramenta importante para promover uma cultura corporativa onde a segurança da informação seja prioridade.

Como a epharma trabalha para tornar mais sólidos seus programas de privacidade e cibersegurança?

Diante da necessidade de fortalecer a cibersegurança e a privacidade de todas as informações sob guarda da empresa, a epharma conta com o apoio da Hacker Rangers.

A Hacker Rangers oferece uma plataforma com conteúdo dinamicamente atualizado e gamificado para promover uma cultura de cibersegurança sólida entre todos os colaboradores da epharma. Semanalmente, são liberados conteúdos novos em alinhamento com as campanhas de conscientização que a epharma esteja atuando naquele momento. Muitas vezes, ocorre algum fato relevante no mercado, e através da Hacker Rangers conseguimos engajar colaboradores a entender o que ocorreu e como se proteger e prevenir.

Sabemos que colaboradores bem treinados e conscientes com sólidas medidas técnicas de segurança, manteremos nossos clientes seguros!

Assim, com tal aprendizado, todos estarão aptos a se proteger da melhor forma possível dos riscos que cercam o mundo digital e comprometem a cibersegurança nas empresas. Ao optar por uma estratégia gamificada, queremos contar com um engajamento realmente efetivo, algo que talvez não fosse possível de outros modos.

Entendemos que segurança é um trabalho de todos e por isso não medimos esforços para inovar na forma que disseminamos nossa cultura de segurança, cibersegurança e proteção de dados na epharma!

Para saber mais sobre essas e outras iniciativas de governança da epharma, acesse o nosso Mapa ESG, que traz as metas e os objetivos já alcançados.

Acesse também

Convênio farmácia: o que é, como funciona e o que mudou

Convênio farmácia: o que é, como funciona e o que mudou

jul 29, 2025

Fernando Soares fala sobre Interoperabilidade e Inovação em Saúde no Podcast Oxigenando ideias para Saúde.

Fernando Soares fala sobre Interoperabilidade e Inovação em Saúde no Podcast Oxigenando ideias para Saúde.

jul 24, 2025

Cresce venda de medicamentos para doenças crônicas entre beneficiários de PBM corporativo

Cresce venda de medicamentos para doenças crônicas entre beneficiários de PBM corporativo

jul 23, 2025

Dieta anti-inflamatória: o que é, como funciona e quais os benefícios para a saúde.

Dieta anti-inflamatória: o que é, como funciona e quais os benefícios para a saúde.

jul 22, 2025

Todos os artigos
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir

11 4689-8686
Seg a sex das 8h às 20h

Sede epharma
Rua Butantã, 336 – 6º andar
Pinheiros – São Paulo – SP

Filial epharma
Al. Mamoré, 989 – 9º andar
Alphaville – Barueri – SP

 

Alô Beneficiário
11 3003-4812
11 3382-7107
Todos os dias das 7h às 23h

11 93031-2189
De segunda a sexta das 7h às 21h
Sáb. dom. e feriados das 9h às 21h

Alô Farmácia
11 4002-1600
Seg a sex das 7h às 22h
Sábado das 8h às 20h20
Dom e feriados das 8h às 16h20

Assessoria de Imprensa:
epharma@maquinacohnwolfe.com

  • Portal Com Você
  • Portal da Privacidade
  • Canal Confidencial
  • Ética e Conduta
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade