A competência e o profissionalismo dos colaboradores de uma empresa são fatores essenciais para que bons resultados sejam gerados. Mas será que são os únicos? Afinal, também é preciso se preocupar com aspectos como a produtividade e o envolvimento da equipe no dia a dia. Isso significa que, além das habilidades, também cabe à organização estimular o engajamento colaborativo.
Mas, para promovê-lo, é preciso, primeiro, entender o que ele é e qual a importância do engajamento colaborativo dentro das empresas, assim como compreender que, para que ele aconteça, cabe à instituição atentar-se a outros fatores, como a sua responsabilidade corporativa, por exemplo.
Neste texto você vai conhecer um pouco mais sobre esses termos e como eles impactam, de fato, no seu negócio, além descobrir como promover o engajamento colaborativo dentro da empresa. Continue a leitura!
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O que é engajamento colaborativo?
Segundo a Robert Half, entende-se engajamento como a capacidade do colaborador de estar motivado e, ao mesmo tempo, a sua busca por propósito para realizar suas demandas do dia a dia. Ele acontece quando o indivíduo compreende o objetivo da empresa e, ao mesmo tempo, se dedica para que essa também seja sua missão.
Para que esse engajamento ocorra de forma natural, a empresa deve se preocupar com o clima organizacional, além de oferecer boas condições para o exercício da função. Dessa forma, o colaborador tem uma experiência e percepção positivas a respeito do trabalho.
Mas, e o “colaborativo”? Funcionários engajados se tornam, automaticamente, mais colaborativos e proativos com suas próprias funções, assim como em relação a outras necessidades da empresa. Dessa forma, todos atuam juntos – em colaboração – e em prol do mesmo objetivo.
Ao criar um ambiente que estimule o engajamento colaborativo, a empresa:
- Evita estresse e conflitos no trabalho
- Cria um local saudável para todos
- Estimula a inovação e a criatividade
- Aumenta a produtividade da equipe
- Ajuda a desenvolver competências
- Retém talentos e reduz demissões
- Aumenta os lucros
9 formas de promover o engajamento colaborativo no trabalho
Segundo a Great Place To Work Brasil, funcionários engajados agem como donos, pois participam ativamente das ações da empresa, contribuem com o processo de decisão e defendem o local em que trabalham. Para isso que aconteça, é preciso:
1. Treinar as lideranças para promover uma cultura de engajamento
O papel das lideranças é de extrema importância. Por isso, é preciso fazer com que elas sejam inspiradoras e que estimulem um comportamento positivo e motivado, buscando sempre atingir melhores resultados.
2. Investir em um onboarding de qualidade
O processo de integração do novo colaborador deve apresentar, além de suas funções, um pouco sobre o local de trabalho, assim como sobre a história da organização, objetivos, conquistas, valores e o que se espera do novo profissional, ajudando a criar uma conexão entre eles desde o início.
3. Definir as metas da organização
Ao definir os objetivos da empresa, você faz com que o trabalho ganhe um novo significado que, quando aliado a outros fatores, ajuda a motivar os funcionários a se dedicarem, visando resultados pessoais e coletivos.
4. Reconhecer o esforço da equipe
Celebre o desempenho dos seus colaboradores e os resultados da empresa, mostre o quanto cada pessoa ali presente possui um papel importante para o sucesso da organização. O reconhecimento motiva o funcionário e, ao mesmo tempo, mostra que a empresa se preocupa com a equipe.
5. Oferecer um ambiente de trabalho saudável
Criar um ambiente de trabalho saudável, tanto no que diz respeito à ergonomia e boas condições, quanto ao acolhimento e garantia de suporte, faz com que o colaborador saiba que, independentemente da situação, estará em um lugar seguro e receberá apoio para lidar com ela, sentindo-se valorizado. Isso demonstra que a empresa realmente se preocupa com aqueles que fazem parte do time.
6. Estimular o desenvolvimento profissional
Outra forma de fazer com que o colaborador se sinta valorizado e que faz a diferença na organização é incentivando o seu desenvolvimento. Dessa maneira, você permite que ele aperfeiçoe suas habilidades e se torne um profissional muito mais completo. Com isso, a valorização e a capacitação melhorarão o desempenho do funcionário.
7. Criar um canal de comunicação eficiente
Tão importante quanto os elogios, é criar um canal de comunicação aberto, onde tanto a empresa quanto o funcionário possam falar e serem ouvidos. Essa possibilidade de feedback, junto com uma pesquisa de clima organizacional, por exemplo, permite que você visualize como seus colaboradores se sentem a respeito do trabalho e ainda identifique melhorias.
8. Medir o engajamento com frequência
A análise do engajamento deve ser feita periodicamente, de forma que, ao longo do ano, a empresa consiga identificar possíveis mudanças nas percepções e atitudes da equipe. Quando feita de forma esporádica, a pesquisa de engajamento só conseguirá visualizar o feedback e opinião do funcionário naquele momento/período em que foi realizada.
9. Cuidar da saúde e do bem-estar da equipe
Uma empresa que oferece recursos que contribuam com a saúde e o bem-estar do colaborador dentro e fora de trabalho faz com que ele se sinta valorizado e mais disposto para exercer suas funções, o que contribui para:
- Melhorar o relacionamento entre os colaboradores;
- Potencializar os resultados do negócio;
- Aumentar a qualidade das entregas;
- Atrair e reter novos talentos;
- Reduzir o absenteísmo e as taxas de rotatividade.
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Como os valores e a responsabilidade corporativa impactam positivamente na empresa?
A responsabilidade corporativa é um dos tipos de responsabilidade social de uma empresa. O termo diz respeito à forma com que a organização se preocupa com tudo o que faz parte dela, como o ambiente de trabalho e o quadro de funcionários. Esse cuidado pode incluir:
- Garantia de um bom salário;
- Oferta de benefícios corporativos;
- Cuidado com a saúde da equipe;
- Preocupação com a família do colaborador e com a comunidade em que ele está inserido;
- Causas sociais.
Já os valores estão relacionados a crenças essenciais para a empresa e compõem os pilares da cultura organizacional da instituição. Eles ajudam a guiá-la para que consiga cumprir seus objetivos e influenciam nas atitudes, decisões e políticas do local.
Definir os valores, assim como os objetivos da organização permite que o colaborador os conheça e se identifique com eles. Afinal, a relação empresa funcionário deve estar em sintonia com esses valores.
Já a responsabilidade corporativa faz com que o funcionário se sinta valorizado e respeitado, e que compreenda a sua importância dentro do negócio.
Juntos, esses fatores não só tornam o engajamento muito mais colaborativo, como também impactam positivamente no clima organizacional e nas relações internas, criando um sentimento de pertencimento e motivação para alcançar as metas da empresa.
O que temos feito na epharma?
O engajamento colaborativo é uma pauta importante para nós e está dentro de nossas estratégias de governança. Para promovê-lo, criamos um plano de capacitações e treinamentos com o objetivo de alinhar nossos valores e desenvolver os colaboradores sobre o conteúdo e os aspectos práticos das orientações e políticas de integridade.
Durante o processo de integração dos epharmers, disponibilizamos, por meio da Universidade epharma, diversos conteúdos que norteiam nossas métricas de governança corporativa, além de oferecer treinamentos nas áreas de governança, riscos e compliance, segurança da informação e LGPD, por exemplo.
Você pode conferir mais conteúdos sobre governança para entender a importância desse assunto dentro a epharma acessando nossa plataforma de ESG.
Aproveite e saiba mais sobre o assunto e como implementar ações de ESG na sua empresa.