Se sua empresa se preocupa em reter funcionários e atrair novos talentos, guarde bem essas três letras: EVP. A sigla de employee value proposition pode ser traduzida como “proposta de valor ao empregado” e diz respeito a tudo o que uma organização proporciona a sua equipe em troca do serviço prestado.
Construir um bom employee value proposition é como uma via de mão dupla: se a organização consegue atender às necessidades e demandas do colaborador, maior será sua vontade de se manter ou participar da empresa e, consequentemente, maior será sua produtividade.
Continue a leitura para entender mais sobre a importância de um bom EVP e descobrir o que os candidatos valorizam em uma empresa!
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O que significa employee value proposition?
Também conhecido como proposta de valor ao empregado, o termo employee value proposition diz respeito àquilo que é capaz de influenciar a capacidade de retenção ou atração de talentos dentro de uma organização.
Isso significa que oferecer apenas um bom salário já não é mais o suficiente para manter seus colaboradores engajados: é mais do que necessário investir em um bom employee value proposition para contar com os melhores funcionários.
Quando definido de forma estratégica, o employee value proposition é capaz de impactar na produtividade e na motivação da equipe, o que influencia diretamente na atração e retenção de talentos.
Vantagens de construir um bom EVP
Os colaboradores são a engrenagem principal dentro de uma empresa. Por isso, cuidar e investir nessas pessoas através de um bom EVP não é só uma troca justa, como também promove benefícios:
- Aumenta o engajamento e a produtividade;
- Melhora o clima organizacional;
- Retém bons profissionais;
- Atrai novos talentos;
- Reduz o turnover e o absenteísmo.
Relação entre employee value proposition e cultura organizacional
Segundo a consultoria Great Place to Work, dar atenção às práticas culturais também é uma forma de construir um bom EVP. Isso porque o modo de ser da organização é associável à sua imagem como marca empregadora e, ao mesmo tempo, vinculável com o employee value proposition. Juntos eles ajudam a determinar como a empresa é vista pela equipe e como os colaboradores se sentem trabalhando nela.
Uma proposta de valor ao empregado pode envolver os seguintes aspectos:
- Salários e promoções;
- Benefícios como férias e plano de saúde;
- Oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional;
- Ambiente de trabalho com flexibilidade de horário e cultura de feedbacks;
- Emprego que garanta o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional;
- Propósito, planos e objetivos da empresa.
Como criar um bom EVP?
Muitas empresas acreditam que para se construir um bom employee value proposition basta oferecer uma boa remuneração e garantir os benefícios previstos por lei. Apesar de extremamente importantes, eles não são suficientes. Para fortalecer a proposta de valor ao empregado é preciso criar mecanismos que potencializem a experiência dos colaboradores, fortalecendo sua conexão com a empresa.
5 pilares de um bom EVP
1. Oportunidades
Boas oportunidades se fazem com a possibilidade de planos de carreira, treinamentos corporativos, feedbacks e avaliações de desempenho, assim como pesquisas para avaliar o clima organizacional. Reunidos, esses fatores mostram que a empresa se preocupa e investe em seus colaboradores.
2. Trabalho
Também é de extrema importância investir e estimular o desenvolvimento pessoal e profissional da equipe, assim como se preocupar com o bem-estar de todos. Que tal oferecer a possibilidade de trabalho híbrido ou flexibilizar os horários?
3. Pessoas
Um bom EVP é aquele que preza por um bom clima organizacional, ou seja, que investe no bom relacionamento entre os colaboradores, em uma boa comunicação e até mesmo na realização de ações sociais.
4. Organização
Além de oferecer benefícios para o funcionário, a empresa também deve “focar em si mesma”, criando estratégias para manter uma boa cultura organizacional. As crenças, valores e normas de uma organização influenciam diretamente no clima organizacional.
5. Recompensas
São divididas em três subgrupos
- Recompensas contratuais: são aquelas tangíveis, ou seja, o salário e pacote de benefícios oferecidos;
- Recompensas experienciais: como o próprio nome sugere, estão relacionadas a promover experiências e oferecer apoio dentro e fora do trabalho (programas de gestão de carreira e bem-estar físico, emocional, social e financeiro);
- Recompensas emocionais: são recompensas intangíveis, capazes de influenciar no engajamento dos colaboradores, como a possibilidade de trabalhar com propósito e de uma cultura que valoriza e reconhece o funcionário.
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Relação entre benefícios corporativos e employee value proposition
Recentemente as empresas Leme Consultoria e Swile disponibilizaram o Guia Nacional de Benefícios 2022, criado para ajudar empresas e profissionais a compreender o mercado de benefícios, o qual identificou que o cuidado com a saúde (via assistência médica) é o principal benefício oferecido pelas empresas brasileiras.
Ainda segundo o guia, a assistência médica ocupa o topo do ranking de benefícios preferidos por parte dos colaboradores. Muito disso se deve ao fato de que, desde o começo da pandemia, as pessoas compreenderam e passaram a valorizar o cuidado com a saúde, aumentando a busca por esse tipo de benefício.
Segundo a Robert Half, consultoria global de RH, investir na saúde dos funcionários melhora o relacionamento da equipe e os resultados da empresa, ajuda a atrair e reter bons profissionais, reduz os índices de absenteísmo, aumenta a produtividade e o engajamento – o que consequentemente melhora a qualidade das entregas e os resultados de negócios -, melhora o serviço de atendimento ao cliente e aumenta a resiliência.
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Nós, da epharma, nos dedicamos para que a utilização de nossos benefícios seja uma experiência valorizada pelos colaboradores de uma empresa e por seus familiares. Nossas soluções podem complementar diversas outras assistências de saúde, garantindo um cuidado mais amplo e integral, o que reflete diretamente na produtividade e qualidade de vida da equipe.
Além dos planos de medicamentos que dão acesso a remédios gratuitos*, seu colaborador também pode contar com o suporte de um concierge da saúde e receber orientação de médicos, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos, receber atendimento médico via telemedicina, contar com programas de check-up e de apoio à saúde mental, gestão de medicamentos para pacientes crônicos etc.
Lembre-se que um bom employee value proposition envolve muito mais do que apenas a oferta de bons benefícios! Esse processo precisa de análise, identificação, planejamento, promoção de mudanças e uma boa comunicação. Mas como você já leu por aqui, oferecer benefícios que promovam o bem-estar e a qualidade de vida do colaborador também é um fator essencial para reter e atrair ótimos talentos.
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