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Employee value proposition: qual a importância dessas três palavras para uma empresa?

out 20, 2022

Se sua empresa se preocupa em reter funcionários e atrair novos talentos, guarde bem essas três letras: EVP. A sigla de Employee Value Proposition pode ser traduzida como “Proposta de Valor ao Empregado” e diz respeito a tudo que uma organização proporciona a sua equipe em troca do trabalho realizado.

Construir um bom conjunto de Employee Value Proposition é como uma via de mão dupla: o empregador oferece uma série de benefícios, incentivos, oportunidades e reconhecimentos ao empregado, que, por sua vez, entrega seu talento, dedicação e comprometimento à empresa.

O EVP é um instrumento que faz com que essa troca seja equilibrada e justa, de modo que ambos os lados se sintam satisfeitos e valorizados. Continue a leitura para entender melhor esse conceito e aprimorar as estratégias da sua empresa!

Leia mais: Healthtech adota benefícios flexíveis como diferencial para atrair e reter talentos

O que é Employee Value Proposition? 

Employee Value Proposition (EVP), ou Proposta de Valor ao Empregado, é o conjunto de benefícios tangíveis e intangíveis que uma empresa oferece aos seus funcionários. Trata-se de um pacote abrangente, que compreende:

  • salários;
  • benefícios variados;
  • planos de carreira e desenvolvimento;
  • ambiente de trabalho;
  • cultura organizacional.

Todos esses elementos combinados formam a proposta de valor oferecida (e percebida) pelos funcionários. Devido às suas características, o EVP é uma abordagem estratégica que busca identificar e comunicar os aspectos únicos e atrativos que uma empresa oferece aos seus funcionários.

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, onde os profissionais buscam não apenas um emprego, mas uma experiência profissional relevante, o EVP se destaca como um fator de atração, retenção e engajamento dos talentos. Dessa forma, é um instrumento que pode ser associado ao alcance de uma série de objetivos, como redução do turnover, ganho de produtividade e eficiência de custos, por exemplo.

Confira: Engajamento colaborativo: saiba como promovê-lo nas empresas

Quais são as vantagens de instituir um bom EVP? 

Investir na construção de um EVP consistente com as estratégias de RH ajuda a empresa a desenvolver vantagem competitiva relacionada ao seu capital humano. Esse aspecto é essencial para que a organização consiga se destacar no mercado e alcançar os resultados esperados.

Ao alinhar as expectativas e necessidades dos funcionários com os objetivos e valores corporativos, o EVP beneficia tanto os colaboradores quanto a empresa como um todo. Confira algumas das principais vantagens que as estratégias de Employee Value Proposition oferecem.

Aumenta o engajamento e a produtividade 

Um EVP bem definido promove um senso de propósito e pertencimento entre os funcionários, incentivando-os a se dedicarem mais ao trabalho e a contribuírem de forma significativa para os objetivos da empresa. Ao alinhar as expectativas dos funcionários com os valores e metas organizacionais, o EVP cria um ambiente onde os colaboradores se sentem valorizados e motivados a dar o melhor de si, resultando em maior engajamento e produtividade.

Melhora o clima organizacional 

A formatação de um EVP que priorize o bem-estar dos funcionários, além de oferecer oportunidades de crescimento e uma cultura positiva, contribui para a melhoria do clima organizacional. Em ambientes de trabalho com essas características, os funcionários tendem a atuar de forma mais eficaz, promovendo a colaboração e o trabalho em equipe de forma harmoniosa.

Retém bons profissionais

Um aspecto que já foi comentado, mas merece destaque, é o papel que o EVP desempenha na retenção de talentos. Isso ocorre porque a estratégia relacionada à proposta de valor ao empregado está associada ao reconhecimento e à valorização dos colaboradores. Consequentemente, há um fortalecimento do vínculo dos funcionários com a empresa.

Atrai novos talentos 

O Employee Value Proposition ajuda a empresa a criar e demonstrar seus diferenciais, exercendo um forte apelo na atração de novos talentos. Ao comunicar de forma clara os aspectos únicos da cultura e do ambiente de trabalho da empresa, o EVP atrai candidatos que se identificam com os valores e objetivos da organização, aumentando o pool de talentos para seleção.

Reduz o turnover e o absenteísmo

Outra vantagem de investir no EVP decorre da redução nas taxas de turnover e absenteísmo. Funcionários satisfeitos e engajados têm menos probabilidade de deixar a empresa e faltar ao trabalho, resultando em uma força de trabalho mais estável e produtiva.

Dependendo da configuração da proposta de valor, há elementos práticos que são associados a esses indicadores. É o caso da oferta de benefícios relacionados à saúde, como assistência médica e planos de medicamentos, diretamente vinculados às reduções no número de faltas por questões de saúde.

Eleva a satisfação dos colaboradores 

Um EVP que atende às necessidades e expectativas dos funcionários aumenta a satisfação e felicidade no trabalho. Ao oferecer benefícios e oportunidades de crescimento que agregam valor à vida profissional e pessoal dos colaboradores, o Employee Value Proposition faz com que a empresa seja reconhecida como um bom lugar para se trabalhar.

Reduz custos e ineficiências 

O EVP, quando bem definido e implementado, ajuda a empresa a reduzir uma série de custos, como os que estão relacionados à rotatividade de funcionários, recrutamento e treinamento. Além disso, também consegue minimizar ineficiências operacionais causadas pela falta de engajamento e produtividade.

Fortalece a marca empregadora 

Podemos dizer que o EVP traduz e fortalece a marca empregadora da empresa, destacando-a entre as demais organizações que estão disputando a atenção dos melhores talentos do mercado. Ao comunicar de forma consistente os valores, cultura e benefícios da empresa, o EVP atrai candidatos que se identificam com a organização, aumentando sua visibilidade e reputação.

Gera vantagem competitiva 

A junção de aspectos como atratividade, retenção de talentos, engajamento, satisfação dos profissionais e melhora do clima organizacional faz com que a empresa desenvolva vantagem competitiva em relação ao seu capital humano. Assim, o EVP está relacionado, também, aos melhores desempenhos gerais da companhia, englobando resultados operacionais, financeiros e de satisfação dos clientes.

Contribui com estratégias e planos de ação 

A execução de estratégias e planos de ação também é impactada pela proposta de valor ao empregado. Ao alinhar os objetivos e valores dos colaboradores com os da organização, o EVP orienta as decisões e iniciativas que promovem o engajamento, a produtividade e a satisfação dos colaboradores, contribuindo para o alcance dos objetivos corporativos.

Como o EVP é estruturado? 

A proposta de valor ao empregado é formatada de acordo com a realidade de cada organização, compreendendo tanto elementos objetivos, como o valor do salário, quanto subjetivos, a exemplo do clima organizacional. Sua configuração, portanto, é única; por isso mesmo o EVP pode ser um fator de diferenciação da empresa em relação aos seus concorrentes.

Mas o que exatamente compõe o Employee Value Proposition de uma empresa? Existem cinco elementos principais que definem a proposta de valor de uma organização aos seus funcionários. Veja quais são!

  • Remuneração: é o pacote financeiro que a empresa oferece, incluindo salário, bônus, comissões, participação nos lucros e outros benefícios monetários.
  • Benefícios: são as vantagens não financeiras que a empresa oferece, como vale-refeição, plano de saúde, plano de medicamentos, seguro de vida, previdência privada, entre outros.
  • Carreira: são as oportunidades de desenvolvimento profissional e crescimento dentro da empresa, como programas de treinamento, mentoring, coaching, feedback, plano de carreira e mobilidade interna.
  • Ambiente de trabalho: é o clima organizacional que a empresa proporciona, incluindo a cultura, os valores, a liderança, o relacionamento interpessoal, a diversidade, a inclusão, a comunicação, o engajamento e a qualidade de vida no trabalho.
  • Alinhamento cultural: é o grau de compatibilidade entre a missão, a visão e os objetivos da empresa e os do funcionário, bem como o impacto social e ambiental que a organização gera na sociedade.

Ao estruturar a sua proposta de valor, a empresa precisa compatibilizar todos esses cinco elementos com sua estratégia de longo prazo e com o perfil dos seus colaboradores. É essencial considerar as expectativas e necessidades dos funcionários, de forma que eles se sintam motivados e reconhecidos.

Outro ponto indispensável é a comunicação. A empresa deve comunicar claramente seu Employee Value Proposition, tanto para os colaboradores atuais quanto para potenciais novos talentos. Dessa forma, as pessoas vão identificar os diferenciais da organização e o que ela tem a oferecer.

Saiba mais: Benefícios corporativos: por que oferecê-los a seus colaboradores

Como a cultura organizacional influencia o Employee Value Proposition? 

Segundo a consultoria Great Place to Work, dar atenção às práticas culturais também é uma forma de construir um bom EVP. Isso porque a cultura da organização está diretamente vinculada à proposta de valor que será percebida pelo empregado.

A cultura de uma empresa, composta por seus valores, crenças, normas e práticas, molda a experiência dos funcionários e afeta diretamente a percepção do EVP por parte deles. Uma cultura organizacional que prioriza a transparência, a colaboração, o respeito mútuo e o reconhecimento fortalece a proposta de valor ao empregado.

Além disso, a cultura organizacional define as expectativas e comportamentos aceitáveis dentro da empresa, influenciando como os funcionários interagem entre si e com a liderança. É importante que a organização busque melhorar continuamente suas práticas culturais, acompanhando tendências como, por exemplo:

  • aumento da diversidade;
  • promoção do desenvolvimento e da inovação;
  • flexibilidade;
  • cultura de feedbacks;
  • equilíbrio entre a vida pessoal e profissional;
  • alinhamento aos fatores ambientais, sociais e de governança.

Leia também: Clima organizacional e tudo o que você precisa saber sobre isso

Como criar um bom EVP? 

Para fortalecer a proposta de valor ao empregado é preciso criar mecanismos que potencializem a experiência dos colaboradores, fortalecendo sua conexão com a empresa. Há cinco pilares que podem direcionar as ações da organização nesse sentido. Veja quais são.

  1. Oportunidades 

Boas oportunidades se fazem com a possibilidade de planos de carreira, treinamentos corporativos, feedbacks e avaliações de desempenho, assim como pesquisas para avaliar o clima organizacional. Reunidos, esses fatores mostram que a empresa se preocupa e investe em seus colaboradores.

  1. Trabalho 

Também é de extrema importância investir e estimular o desenvolvimento pessoal e profissional da equipe, assim como se preocupar com o bem-estar de todos. Que tal oferecer a possibilidade de trabalho híbrido ou flexibilizar os horários?

  1. Pessoas 

Um bom EVP é aquele que preza por um bom clima organizacional, ou seja, que investe no bom relacionamento entre os colaboradores, em uma boa comunicação e até mesmo na realização de ações sociais.

  1. Organização 

Além de oferecer benefícios para o funcionário, a empresa também deve “focar em si mesma”, criando estratégias para manter uma boa cultura organizacional. As crenças, valores e normas de uma organização influenciam diretamente no clima organizacional.

  1. Recompensas 

Outro foco importante do EVP é o reconhecimento. Nesse aspecto, ele funciona como um mecanismo de recompensas, que são divididas em três subgrupos:

  • recompensas contratuais: são aquelas tangíveis, ou seja, o salário e o pacote de benefícios oferecidos;
  • recompensas experienciais: como o próprio nome sugere, estão relacionadas a promover experiências e oferecer apoio dentro e fora do trabalho (programas de gestão de carreira e bem-estar físico, emocional, social e financeiro);
  • recompensas emocionais: são recompensas intangíveis, capazes de influenciar no engajamento dos colaboradores, como a possibilidade de trabalhar com propósito e de uma cultura que valoriza e reconhece o funcionário.

Leia mais: A importância da diversidade nas empresas

Qual é a relação entre benefícios corporativos e Employee Value Proposition?

Os benefícios são fatores-chave para o sucesso do EVP, principalmente os que estão relacionados a saúde e bem-estar, cada vez mais valorizados pelos colaboradores. No entanto, é crucial que a gestão tenha uma visão de multibenefícios, visando compor um pacote atrativo.

O grupo de benefícios relacionado a saúde e bem-estar, como plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida e o plano de medicamentos, refletem o compromisso da empresa com o cuidado e a qualidade de vida das pessoas. Essa modalidade gera impactos tanto para os funcionários quanto para suas famílias; por isso, têm tanta relevância.

De acordo com o Guia Nacional de Benefícios 2022, cuidados relacionados à saúde se destacam entre os benefícios corporativos. Por exemplo, a assistência médica tem um alto grau de importância: é tanto o benefício mais oferecido pelas empresas quanto o preferido dos colaboradores.

Entre os fatores que justificam essa predileção, o guia elenca o encarecimento da saúde privada, a pressão sobre o sistema público de saúde e a maior conscientização das pessoas sobre a importância de cuidados preventivos e do envelhecimento. Dessa forma, benefícios relacionados a esses aspectos são muito bem-vindos. É o caso do plano de medicamentos, que fornece um subsídio para o funcionário adquirir remédios necessários.

Além disso, a inclusão de benefícios relacionados a saúde e bem-estar no EVP cria um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, reduzindo o absenteísmo e o presenteísmo dos funcionários. Colaboradores saudáveis e motivados tendem a ser mais engajados, produtivos e satisfeitos em seus cargos, o que impacta positivamente na cultura organizacional e nos resultados da empresa.

Segundo a Robert Half, consultoria global de RH, investir na saúde dos funcionários gera vantagens como:

  • melhora o relacionamento da equipe e os resultados da empresa;
  • ajuda a atrair e reter bons profissionais;
  • reduz os índices de absenteísmo;
  • aumenta a produtividade e o engajamento — o que, consequentemente, impacta a qualidade das entregas e os resultados de negócios;
  • melhora o serviço de atendimento ao cliente e aumenta a resiliência.

Confira: Veja a importância do plano de medicamentos na saúde do colaborador

Potencialize seu EVP com as soluções da epharma 

Nós, da epharma, nos dedicamos para que a utilização de nossos benefícios seja uma experiência valorizada pelos colaboradores de uma empresa e por seus familiares. Nossas soluções podem complementar diversas outras assistências de saúde, garantindo um cuidado mais amplo e integral, o que reflete diretamente na produtividade e qualidade de vida da equipe.

Além dos planos de medicamentos que dão acesso a subsídio para a compra de remédios , seu colaborador também pode contar com o suporte de um concierge da saúde e receber orientação de médicos, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos, receber atendimento médico via telemedicina, contar com programas de check-up e de apoio à saúde mental, gestão de medicamentos para pacientes crônicos etc.

Lembre-se que um bom Employee Value Proposition envolve muito mais do que apenas a oferta de bons benefícios! Esse processo precisa de análise, identificação, planejamento, promoção de mudanças e uma boa comunicação. Mas como você já leu por aqui, oferecer benefícios que promovam o bem-estar e a qualidade de vida do colaborador também é um fator essencial para reter e atrair ótimos talentos.

Quer fortalecer o Employee Value Proposition da sua empresa? Saiba como o plano de medicamentos epharma pode impactar a realidade do seu colaborador.

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