Imagine entrar em uma farmácia para comprar medicamentos e ter seu pedido entregue por um robô em menos de um minuto. Isso pode parecer muito distante para algumas pessoas e/ou locais, entretanto, para outros já é realidade. Mas você não precisa ir tão longe para conferir algo do tipo! A robotização em farmácias já vem acontecendo no Brasil: já existem drogarias e hospitais no país que utilizam esse tipo de tecnologia.
Sempre imersos no mundo digital, e sabendo o quão importante é o uso da tecnologia no setor da saúde, preparamos este texto com as principais informações a respeito do processo de robotização em farmácias.
Como explicar a robotização?
Para compreender a robotização em farmácias é preciso, antes de tudo, entender o que é a robotização. Um bom termo para explica-la é “automação de processos” ou automação robótica de processos (RPA, ou Robotic Process Automation em inglês), que diz respeito ao uso de tecnologia para realizar tarefas repetitivas.
Ou seja, por meio de um robô, que utiliza um software de inteligência artificial, é possível automatizar alguns processos dentro de uma empresa ou negócio. Mas a robotização não ocorre apenas em farmácias! Afinal, também existem as automações:
- Para programar posts em redes sociais;
- De campanhas de marketing;
- De gestão de estoque;
- Para prever falhas;
- Para oferecer recomendações personalizadas na internet;
- De linhas de produção;
- Para realizar pagamentos;
- Como chatbots;
- Para auxiliar em cirurgias;
- Para armazenar e acessar informações do usuário.
Leia também: Empresas brasileiras avançam em diversas áreas com o uso da Inteligência Artificial
O que é a robotização em farmácias?
De acordo com Flávia Contin, Brazil Business Leader da BD, uma das gigantes de tecnologia médica ao redor do mundo, a robotização em farmácias contribui para aumentar a eficiência operacional no varejo farmacêutico.
Mas essa eficiência não ocorre apenas com a agilidade na entrega do medicamento, pelo contrário! A automação dos processos também permite que o farmacêutico se dedique a outras atividades mais importantes, como assistir o paciente, por exemplo.
Ou seja, a tecnologia da robotização em farmácia contribui para a qualidade do atendimento humanizado. Atualmente, no Brasil, algumas farmácias e hospitais já utilizam o BD Rowa™, tecnologia criada pela BD. Mas ele não se parece com os robôs de filmes!
Trata-se, na verdade, de uma máquina grande, semelhante a um cofre, que pesa por volta de 11 toneladas e pode medir de 4 até 15m de comprimento. Nesse caso, a robotização em farmácias ocorre por meio da automação de todo o estoque de medicamentos.
Com isso, ao receber a receita do paciente, o farmacêutico preenche os dados necessários no sistema e a mágica acontece: o BD Rowa™ lê o pedido e, em seguida, coleta os medicamentos solicitados em suas prateleiras utilizando um braço automático.
No caso BD Rowa™, a robotização em farmácias se dá por meio dos seguintes serviços:
- Armazenamento de produtos.
- Coleta de medicamentos.
- Gestão de estoque do estabelecimento.
7 benefícios da robotização em farmácias
1. Crescimento de vendas de medicamentos
A robotização promove a agilidade da coleta e entrega do remédio e, dessa forma, permite que mais vendas sejam realizadas.
2. Organização do estoque
A tecnologia garante que o estoque de produtos esteja sempre atualizado e organizado, visto que robôs como o BD Rowa™ se “auto-organizam”, levando os produtos mais vendidos para as primeiras prateleiras.
3. Agilidade na realização de tarefas repetitivas
Nas farmácias, a busca pela medicação na prateleira é uma tarefa comum e bastante realizada ao longo do dia, podendo levar alguns bons minutos em cada atendimento. Sendo assim, ao automatizar esse tipo de tarefa, os produtos são entregues em menos de um minuto.
4. Aumento da produtividade
A automação dos processos permite que o funcionário se dedique melhor às outras obrigações da sua rotina.
5. Menores chances de erro
Visto que se trata de um processo digital e automatizado, as chances de erro humano, como com relação à dosagem ou disponibilidade de um medicamento, por exemplo, são muito menores.
6. Maior crescimento de outros produtos (que não medicamentos)
Com a automação na busca e entrega do medicamento, a farmácia ganha mais espaço dentro da loja para investir em outros produtos (como itens de perfumaria, por exemplo) e, dessa forma, permite que seu funcionário realize esse outro tipo de venda com qualidade.
7. Melhor atendimento ao cliente
A robotização em farmácias permite que o farmacêutico foque em atividades mais importantes, como ajudar o paciente no uso correto do medicamento solicitado, por exemplo.
Leia mais: Os benefícios, os desafios e as perspectivas do uso de data analytics no mercado farmacêutico
Outras tecnologias que contribuem para o sucesso do setor
Ainda segundo Flávia, atualmente, o BD Rowa™ já conta com mais de 12 mil unidades espalhadas pelo mundo, mas ele não é a única tecnologia que contribui para a robotização em farmácias.
Isso porque, a própria BD possui outros recursos que mostram como ainda é possível inovar no atendimento farmacêutico, como, por exemplo:
- Distribuição automatizada dentro e fora do horário de funcionamento do estabelecimento;
- Apresentação de produtos (características, indicações etc.) por meio de telas instaladas na farmácia;
- Self-checkout.
Ademais, ainda existem soluções como os robôs assistentes, que podem recepcionar e auxiliar o cliente na sua busca por produtos, mostrando preços e disponibilidade em estoque, além de fazer a comparação de produtos, e as chamadas “farmácias robóticas não tripuladas”, que permitem que o paciente compre medicamentos e outros produtos em quiosques automatizados (sem a presença de humanos) e até consiga conversar com um farmacêutico remotamente.
Como estamos ajudando a inovar o setor?
Como você viu por aqui, o que não faltam são possibilidades para transformar o setor farmacêutico e melhorar a experiência do paciente. Nesse sentido, a robotização em farmácias é só uma das inúmeras inovações que já existem.
A epharma se mantém atenta às transformações na saúde para trazer para você as principais novidades do mercado, oferecer aos nossos clientes soluções que contribuam para melhorar os seus serviços e ajudar tornar a jornada de saúde de cada paciente muito mais simples e eficiente.
Uma de nossas soluções é a RedeX, a rede credenciada da epharma. Atualmente, já são mais de 40 mil farmácias parceiras, que podem:
- Contar com um autorizador moderno, seguro e ágil para melhorar o fluxo das lojas;
- Se conectar com as maiores distribuidoras farmacêuticas do país;
- Melhorar a margem e a competitividade das lojas;
- Agregar valor ao negócio e, ao mesmo tempo, melhorar a experiência do paciente.
Para fazer parte da nossa rede credenciada, é preciso acessar o site e escolher entre cadastrar sua matriz ou filial. Em seguida, basta aguardar o nosso contato com a análise da estrutura da sua rede de farmácias e melhores oportunidades de negócio. Venha para a RedeX e descubra como transformar a experiência de nossos clientes!
Gostou do conteúdo? Acesse o nosso blog! Dessa maneira, você pode conferir outros conteúdos sobre tecnologia e saúde!