Cuidado com o meio ambiente interfere positivamente na qualidade de vida das pessoas, promovendo mais saúde.
A epharma, empresa pioneira em programas de benefícios em medicamentos no Brasil, está expandindo as ações de ESG com o programa de descarte consciente de medicamentos para preservar o meio ambiente. Neste ano, a empresa planeja atingir a marca de 300 pontos ativos para o descarte correto de 4.680 kg de medicamentos, com uma média trimestral de 1.170 kg, para preservar mais de dois bilhões de litros de água.
A implementação de um sistema de gerenciamento de resíduos provenientes de serviços de saúde e da comunidade é fundamental para mitigar os riscos de contaminação do meio ambiente com fármacos e de afetar a saúde das pessoas.
“Assumimos o compromisso de incorporar práticas sustentáveis em nossas operações para conservar o meio ambiente e a população mais saudáveis. O cuidado com a natureza impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas, então é essencial adotar medidas que sejam ecológicas e que ajudem a promover a saúde”, destaca Juliana Ferreira, Gerente de ESG da epharma.
A conscientização das pessoas é muito importante e a parceria da epharma com a rede de farmácias Araujo nesse programa representa um passo estratégico para propagação das iniciativas de descarte consciente e adesão das pessoas. Em 2024, serão implementados 57 novos pontos de descarte inteligente em toda a rede para facilitar e incentivar os consumidores a descartarem medicamentos de maneira apropriada.
Em 2023, a epharma implantou 60 novos pontos de descarte em parceria com as redes Farma Ponte, Panvel e Drogaria Todo Dia. O programa é gerenciado pela Brasil Health Service (BHS) e atualmente conta com 232 pontos ativos. Essa iniciativa contribuiu para que o descarte consciente de medicamentos saltasse de 167 kg, em 2022, para 2.967 kg, em 2023. Com isso, 1,339 bilhão de litros de água, equivalentes a aproximadamente 2.678 piscinas olímpicas de 50 metros de comprimento, foram preservados.
“A sensibilização sobre o descarte consciente de medicamentos, a epharma não só preserva o meio ambiente, mas também gera um impacto positivo na sociedade e no planeta influenciando as demais empresas. A epharma está caminhando em direção a um futuro mais saudável e sustentável para todos.”, finaliza Juliana Ferreira, Gerente de ESG da epharma.