“Fusão entre mente e máquina: 7 tendências em um mundo pós-IA”.
Foram os insights apresentados pela Sandy Carter, ex-AWS, ex-IBM e atual COO da Unstoppable Domains, no SXSW e fazem parte do livro recém lançado: “The Tiger and the Rabbit”
A mensagem central de Carter é clara: em vez de resistir às mudanças, devemos abraçá-las e aprender com elas. Aqui estão as sete principais tendências que ela destacou, e o que os líderes precisam fazer para se manterem atualizados:
1 – Tudo é exponencial: o crescimento acelerado é a norma atual. Com 80% das empresas planejando aumentar o uso de IA até 2024, a demanda por tecnologia está em alta. O valor das criptomoedas continua a subir, e a quantidade de dados no mundo está prestes a atingir níveis astronômicos. É hora de se adaptar e aproveitar essas oportunidades.
2 – Aprender a ser multimodal agora: a era dos modelos de linguagem unimodais acabou. Agora, a interação será multimodal, envolvendo imagens, voz, dados e vídeo. Essa mudança abrirá novas possibilidades e exigirá que os líderes estejam preparados para essa evolução.
3 – A era de seres digitais já chegou: as pessoas nem imaginam que que a aplicação com IA mais usada hoje é o ChatGPT. Pesquisa da Unstoppable Domain revela que a maior demanda é por produtos que usam IA para fazerem companhia às pessoas solitárias, os “AI companions”. “Essa é uma das tendências mais quentes do momento, já que vivemos uma epidemia de solidão, com um aumento de 44% das pessoas que se sentem solidárias desde a covid. Pode ser um ser virtual, ou então um robô que converse com a pessoa, ofereça empatia.”
4 – Tudo está sendo duplicado digitalmente: os gêmeos digitais estão revolucionando setores como medicina e fabricação, permitindo a criação de versões virtuais de objetos físicos para testes e planejamento.
5 –Tokenização em todos os lugares: o blockchain continua a evoluir, com a tokenização sendo explorada em diversas áreas, desde a autenticação de objetos até a comercialização de resíduos espaciais.
6 – Convergência tecnológica é essencial: a inteligência artificial, que tem o poder de se combinar com diferentes tecnologias para gerar mais valor para a empresa. “A IA pode se combinar com blockchain, em questões de transparência, segurança e identidade digital. E também com internet das coisas, com ambientes virtuais, com computação quântica, com exploração espacial e muito mais”
7 – Gestão dos desafios da IA: lidar com questões como falta de confiança, preconceitos e perda de empregos exigirá a implementação de tecnologias que garantam a autenticidade e a transparência dos dados.
E ao final, Sandy deixou como “take-aways”:
“Porque tenho três desejos que os líderes levem dessa apresentação:
· Você precisa ser o primeiro a pensar em IA
· Seu negócio está prestes a ter uma disrupção e não por uma única coisa
· Pare de resistir