Inovar é um desafio para todas as instituições e soluções inovadoras não nascem da noite para o dia. Precisamos exercitar um olhar crítico acerca de nossos processos e atitudes para encantar nossos clientes e ninguém melhor que nossos colaboradores para ajudar e fazer parte dessa transformação cultural e de mindset.
Na epharma, para que isso seja uma realidade, percebemos que incentivarmos o intraempreendorismo seria fundamental para mais engajamento na cultura de inovação. Para tanto, em conjunto com a equipe da +O2Labs, criamos 3 programas em uma única plataforma chamada Respire Boas Ideias. A primeira a ser lançada foi a “Central de Ideias” e foi desenvolvida para estimular a criatividade dos epharmers, permitindo que idealizem novos projetos capazes de impactar a empresa como um todo.
Já o programa “epharma Connect” faz a ponte entre o plano estratégico, o que consta no roadmap dos squads, e lançar desafios para inovação aberta para que as startups possam se interessar pelo nosso ecossistema e colaborar em nossas dores através de MVPs e POCs.
Por fim, temos um programa de Iniciativas que consolidamos todas as ideias aprovadas e que passarão por um cronograma de implantação.
Contudo, pouco adianta ter ideias se elas não puderem ser colocadas em prática, não é mesmo? Assim, para em conjunto transformar os projetos em realidade foi criado o “Comitê de Inovação” formado por líderes multifuncionais, é responsável por analisar, aprovar e priorizar as ideias sugeridas com potencial para serem executadas e também a criação de novas campanhas ao longo do ano.
A partir desses pilares, as iniciativas de ter um canal de exclusivo de inovação da epharma tem se mostrado promissora. Como exemplo, em apenas 40 dias de lançamento da 1ª campanha “show de ideias” foram captadas 167 ideias gerais para a empresa sendo que vinte delas foram aprovadas e muitas já foram executadas. A plataforma permite visualização de quais pessoas receberam aprovação e as que não seguiram para a implantação, e existe um quadro com os maiores engajamentos da campanha o que proporciona uma forma de reconhecimento transparente para todos da companhia visualizarem.
Vale salientar que todos que contribuíram com as sugestões, recebem o que chamamos de “epharmoney”, uma moeda de troca na própria Central de Ideias que pode ser usada na loja de prêmios como sistema de recompensa e leva em consideração a participação e engajamento do colaborador durante toda a campanha. A cada fase que a ideia aprovada passa, a pessoa ganha mais moedas. É uma carteira digital que fica na conta de cada epharmer para trocarem ou acumularem moedas para usar no momento que desejarem receber os seus produtos escolhidos.
Esses programas de inovação e demais iniciativas dos squads, visam incentivar a todos a assumirem uma postura mais proativa e um olhar mais crítico diante de toda a transformação digital que está acontecendo na epharma. E esse sentimento de pertencimento com inovação não impacta apenas a empresa, mas em todo o ecossistema que atuamos por meio de entregas de qualidade e resultados diferenciados em processos, produtos e novas colabs para nossa proposta de valor.