Usuários da plataforma da epharma podem comprar crédito de carbono e compensar as emissões indiretas de gases de efeito estufa
As mudanças climáticas são um tema recorrente nas agendas governamentais e nas estratégias corporativas de ESG. Muitas empresas têm implementado ações sustentáveis para combater os efeitos do aquecimento global e uma das principais é a compensação de carbono.
Trata-se uma prática fundamental para mitigar o impacto ambiental das emissões de gases de efeito estufa por meio da compra de créditos de carbono, que representam uma quantidade específica de gás carbônico cuja emissão foi evitada ou removida da atmosfera.
Cada crédito é equivalente a uma tonelada de carbono a menos na atmosfera e esta neutralização acontece com projetos ambientais ligados ao reflorestamento, restauração de biomas e substituição de fontes energéticas não renováveis por renováveis.
Os benefícios da compensação de carbono são diversos e impactam tanto o meio ambiente quanto a sociedade. No âmbito ambiental, ajuda a reduzir os efeitos das mudanças climáticas, preservar a biodiversidade e recuperar ecossistemas degradados.
Outro ponto importante é em relação à saúde, que está diretamente interligada ao meio ambiente. Para promover saúde é preciso ampliar as ações sustentáveis com o objetivo de viabilizar uma abordagem de Saúde Única (One Health), fundamental para superar os desafios do setor.
Com o propósito de contribuir para a promoção da saúde e qualidade de vida das pessoas, a epharma tem ampliado o compromisso com a agenda ESG. “Uma de nossas ações é o epharmaGreen, que visa atingir a meta de neutralização de carbono até 2025. Este é um marco no compromisso da empresa com a gestão das emissões provenientes do uso de seus serviços de Programa de Benefício em Medicamentos (PBM)”, explica Juliana Felismina, gerente de ESG da epharma.
Por meio do programa, usuários da plataforma da epharma podem comprar crédito de carbono e compensar as emissões indiretas de gases de efeito estufa, como aquelas que ocorrem durante o transporte até uma farmácia, por exemplo.
“O epharmaGreen complementa outras iniciativas já implementadas em prol da sustentabilidade ambiental. A epharma já alcançou 33% da meta de neutralização de carbono e 42% do uso de energia renovável. Em números absolutos, são 900 mil kWh de energia renovável e a neutralização de 190 toneladas de gás carbônico”, destaca Juliana.
Para participar do epharmaGreen com qualquer valor, é preciso selecionar no aplicativo da epharma, clicando em “ESG – Compensação de carbono” e selecionando “Quero Compensar”. A compra pode ser feita mensalmente, e o valor será descontado via cartão de benefício, ou seja, em folha de pagamento.
Quer saber mais como a epharma está comprometida com iniciativas ESG? Acesse https://vivaesg.epharma.com.br/esg-ambiente/