Com o volume crescente de dados produzidos em todas as atividades humanas, saber explorar o potencial dessas informações pode revolucionar as abordagens e as estratégias de qualquer segmento. Com os serviços de saúde não poderia ser diferente, claro. Por isso, o emprego do data analytics no mercado farmacêutico é uma tendência incontornável.
De forma resumida, o conceito de data analytics envolve a capacidade de acumular grandes quantidade de dados e extrair deles informações que possam guiar decisões. Dessa forma, é possível ampliar os retornos de cada novo investimento, determinar o que está surtindo o efeito esperado e aumentar a eficiência de processos. Com isso em mente, vamos falar sobre a expertise da epharma nessa área.
Qual o trabalho da epharma com inteligência de dados no mercado farmacêutico?
Como em qualquer outra área do mercado, no ramo do mercado farmacêutico o consumidor anseia cada vez mais por jornadas que permitem a ele ter o cuidado necessário sempre que preciso, com o menor atrito possível. Tal cenário é ainda mais relevante para pacientes crônicos, em que a adesão ao tratamento enfrenta uma série de barreiras.
Com isso, a epharma desenvolve um trabalho em torno do uso de data analytics no mercado farmacêutico que tem como propósito desenvolver e fortalecer uma jornada orientada por dados capaz de entregar soluções de dados escaláveis, confiáveis e ágeis. Assim, é possível ter acesso mais rápido a insights efetivos e gerar possíveis novas aplicações (como aquelas baseadas em recursos de inteligência artificial, por exemplo) capazes de ampliar a vantagem competitiva de quem faz uso delas.
Para isso, um diferencial da estratégia da epharma é contar com uma metodologia baseada em um squad dedicado para trabalhar com a coleta, a modelagem e a análise dos dados necessários para embasar todas as entregas feitas. Essa opção garante benefícios como:
- Maior agilidade no desenvolvimento de soluções.
- Foco total na necessidade dos clientes.
- Capacidade de colaboração multidisciplinar, graças aos diferentes perfis dos integrantes da equipe.
- Maior espaço para inovação.
- Melhores decisões, sempre baseadas em dados.
A partir disso, são desenvolvidas soluções capazes de aproveitar as informações conforme os dados disponíveis em cada aplicação. Eles vão desde insights sobre ticket médio e perfil do paciente até indicadores personalizados conforme a necessidade da operação. As possibilidades de aplicações incluem ainda:
- Data Science: Estudos e Análises Exploratórias.
- Modelos de Staytime e Dropout.
- Segmentação e Clusterização de Pacientes.
- Modelo de Elegibilidade Pacientes Crônicos.
- Projetos em desenvolvimento com Visão Computacional e NLP.
- Análise de Recompra.
- Tempo Médio Entre Compras.
- Análise de Fraude.
- Indicadores Customizados.
Para trazer ainda mais segurança, escalabilidade, flexibilidade na análise e maior rapidez para nossos clientes, implementamos também o Lakehouse, uma evolução da tecnologia de Datalakes para concentração dos dados para analytics e business intelligence baseada uma única plataforma de dados em cloud.
Seja como for, tudo isso pode servir também como base para estudos exploratórios e modelagens baseadas em IA. Dessa forma, torna-se possível segmentar melhor os pacientes e trabalhar soluções de elegibilidade de pacientes crônicos.
Saiba mais: Qual o papel da indústria farmacêutica na jornada do paciente crônico?
Quais os possíveis resultados práticos de soluções baseadas em data analytics?
Em um case desenvolvido pela epharma junto à indústria farmacêutica, os resultados alcançados foram bastante satisfatórios. A proposta previa a elaboração de um programa que oferecia descontos em produtos após um cadastro. A partir dos desafios da concretização da conversão que o programa apresentava naquele momento, a epharma e o cliente discutiram soluções para melhorar a performance nesse aspecto.
Uma das iniciativas propostas foi realizar ações com as redes credenciadas. Foi estabelecida uma régua de relacionamento com o objetivo de aumentar a conscientização dos balconistas. Isso pode contribuir para aumentar a conversão da venda de determinados produtos no ponto de venda, um desafio no segmento.
Após quatro meses, foi notado um aumento de 18% na média da conversão, além de um crescimento na taxa de recompra. Antes do programa, esse número era de 50% e a com a implementação da solução proposta alcançou os 59%, graças às vantagens competitivas geradas pelas ações do programa, desenvolvidas com base na análise dos dados coletados.
Vale ressaltar que a implementação do programa sozinha, ou seja, a tecnologia por si só, não faz todo o trabalho. Os resultados obtidos são fruto do bom relacionamento de anos da epharma com a rede credenciada, assim como sua reconhecida expertise, apoiando a indústria farmacêutica em seus desafios em adesão e aderência ao tratamento de seus pacientes.
É evidente que a evolução com o uso da tecnologia AI-powered utilizada em diversas áreas, como assistentes virtuais, chatbots, sistemas de segurança e análise de dados, entre outros, projeta um cenário promissor para nossos clientes e para o mercado farmacêutico. Nesse contexto, a epharma é capaz de oferecer a proposta mais completa e inovadora para o mercado farmacêutico com o pioneirismo de mais de 23 anos oferecendo soluções em PBM.
Então, se você ocupa um papel estratégico de tomada de decisões visando aumentar sua demanda e melhorar a fidelização dos pacientes à sua marca, venha falar com a gente e saber como nossa cultura data driven pode colaborar em seus desafios.