Foi-se o tempo em que as ameaças à integridade de uma empresa eram exclusivamente tangíveis. Hoje em dia, com a digitalização cada vez maior, torna-se indispensável também reforçar aspectos necessários à segurança no ambiente digital. Logo, o investimento em cibersegurança nas empresas se tornou um aspecto primordial na governança de qualquer negócio.
Junto dos investimentos, o contexto atual também demanda novas abordagens para fazer frente não só aos riscos do mundo digital, como também às exigências da legislação (vide a Lei Geral de Proteção de Dados).
Nesse sentido, contar com parceiros capazes de implementar estratégias eficientes faz toda a diferença nos resultados obtidos. E esse é o caso da epharma, que conta com a . Essa parceria permite o desenvolvimento de recursos baseados em diferentes abordagens, incluindo treinamentos e gamificação.
Por que é importante investir em cibersegurança nas empresas?
De forma ampla, o conceito de cibersegurança engloba toda iniciativa que tem como objetivo proteger redes, sistemas e dispositivos eletrônicos de ataques maliciosos. Desse modo, esse tipo de prática envolve desde o usuário individual (ou seja, quem tem um celular e um computador e os usa para atividades cotidianas) até empresas, que precisam se preocupar com as informações confidenciais, além de estruturas essenciais à manutenção do negócio.
Em um primeiro momento, a cibersegurança nas empresas deve considerar os riscos financeiros que esse tipo de cuidado pode evitar. Apenas como referência para o tamanho do prejuízo, um relatório de 2022 mostra que 23% das empresas sofreram perdas financeiras devido a ataques virtuais. Além disso, 78% dos negócios registraram algum roubo de dados por meio de phishing (que geralmente acontece por meio de links suspeitos enviados por e-mail)
Empresas no segmento da saúde, por exemplo, devem considerar que incidentes de segurança podem afetar dados pessoais de clientes comprometendo sua confidencialidade e considerar esse alto risco ao estudar e escolher mecanismos adicionais de segurança digital para implementação.
Portanto, é imperativo que toda empresa atenta a essa questão desenvolva diretrizes claras sobre o cuidado com a segurança da informação e proteção de dados pessoais. Fortalecer os mecanismos de proteção e manter-se constantemente alinhada com a legislação vigente são passos cruciais nesse processo. Tudo isso, claro, deve também fazer parte da cultura corporativa do negócio e ser disseminado entre todos os colaboradores.
De que forma plataformas de gamificação podem tornar as empresas mais seguras no ambiente digital?
Sabemos que estabelecer e manter a cultura corporativa conscientizando e treinando colaboradores em tempo real, conforme a tecnologia evolui não é uma tarefa fácil. Todos os dias, vemos uma tecnologia emergente, associada a um novo risco que demanda novos desafios e consequentemente novos treinamentos e conscientização dos colaboradores.
Simplificando os desafios, as plataformas de gamificação desempenham um papel significativo em fortalecer a segurança digital nas empresas, inovando na abordagem do usuário final, trazendo uma experiência de aprendizado interativa e envolvente, aumentando o interesse das pessoas e fixação de conteúdo.
Existem várias formas de se proteger, claro. Mas algumas estratégias podem entregar melhores resultados do que formas convencionais de conscientização dos riscos no ambiente digital. A gamificação é um exemplo disso, trazendo engajamento e conscientização com simulações de situações reais, com atualizações contínuas e feedback imediato.
Caso você não saiba, a gamificação é um conceito que envolve a aplicação de conceitos comuns aos jogos eletrônicos (acúmulo de pontos, passagem de fases, evolução de habilidades) para alcançar determinado fim. As aplicações da gamificação são inúmeras e vão desde a educação até o fortalecimento do engajamento no ambiente profissional.
Na prática, a criatividade é o limite a respeito do que se pode gamificar na rotina de uma empresa.
Portanto, a gamificação pode ser uma ferramenta importante para promover uma cultura corporativa onde a segurança da informação seja prioridade.
Como a epharma trabalha para tornar mais sólidos seus programas de privacidade e cibersegurança?
Diante da necessidade de fortalecer a cibersegurança e a privacidade de todas as informações sob guarda da empresa, a epharma conta com o apoio da Hacker Rangers.
A Hacker Rangers oferece uma plataforma com conteúdo dinamicamente atualizado e gamificado para promover uma cultura de cibersegurança sólida entre todos os colaboradores da epharma. Semanalmente, são liberados conteúdos novos em alinhamento com as campanhas de conscientização que a epharma esteja atuando naquele momento. Muitas vezes, ocorre algum fato relevante no mercado, e através da Hacker Rangers conseguimos engajar colaboradores a entender o que ocorreu e como se proteger e prevenir.
Sabemos que colaboradores bem treinados e conscientes com sólidas medidas técnicas de segurança, manteremos nossos clientes seguros!
Assim, com tal aprendizado, todos estarão aptos a se proteger da melhor forma possível dos riscos que cercam o mundo digital e comprometem a cibersegurança nas empresas. Ao optar por uma estratégia gamificada, queremos contar com um engajamento realmente efetivo, algo que talvez não fosse possível de outros modos.
Entendemos que segurança é um trabalho de todos e por isso não medimos esforços para inovar na forma que disseminamos nossa cultura de segurança, cibersegurança e proteção de dados na epharma!
Para saber mais sobre essas e outras iniciativas de governança da epharma, acesse o nosso Mapa ESG, que traz as metas e os objetivos já alcançados.