Ao mesmo tempo em que oferece inúmeras oportunidades e apresenta novas tendências de forma constante, o mercado de consumer health coloca os profissionais do setor frente a uma série de desafios para atrair e reter consumidores.
Portanto, ativações no ponto de venda podem ser um recurso importante para estabelecer novas estratégias de relacionamento justamente com esse consumidor final. Assim, vale conhecer os benefícios desse tipo de iniciativa e avaliar como elas podem ser implementadas de forma ágil, simples e eficiente.
As características e tendências do mercado de consumer health
O mercado de consumer health é o segmento do varejo farmacêutico composto por produtos dedicados à promoção do bem-estar vendidos diretamente ao consumidor. Dessa forma, estão incluídos nesse conjunto medicamentos isentos de prescrição (chamados também de over the counter), dermocosméticos e suplementos, entre outros produtos para cuidado pessoal. Algumas das principais características dessa área são:
- O foco no consumidor, com empresas preocupadas em entender e atender as necessidades de seus públicos e assim desenvolver produtos personalizados e eficazes.
- O crescimento constante, provocado pela preocupação elevada com questões de saúde e bem-estar e o envelhecimento da população
- A diversificação de portfólios, com produtos desenvolvidos para atender diferentes públicos.
- A digitalização, com a integração de diferentes canais online para a comercialização dos produtos e serviços.
Entretanto, mesmo com a crescente preocupação com o bem-estar, não significa que esse segmento do mercado esteja isento de desafios. Além da forte concorrência, quem atua na área de consumer health tem que lidar com preferências por marcas específicas e a necessidade de educação constante diante do conhecimento necessário para o uso de determinados produtos e serviços.
Portanto, estratégias de branding e campanhas de marketing cuidadosamente planejadas podem fazer toda a diferença. De um lado, elas devem estar atentas às tendências para atender as necessidades dos consumidores. De outro, elas podem ser um veículo importante para comunicar benefícios e modos de usar os produtos colocados à venda. No fim, tudo isso reforça a marca e ajuda no estabelecimento de uma relação de confiança junto ao público.
A relevância das ativações do ponto de venda nesse segmento
Nesse contexto, as ativações feitas diretamente no ponto de venda são fundamentais em qualquer estratégia de consolidação de uma marca de consumer health. Logo de cara, é indispensável que todos os envolvidos nas campanhas estejam cientes dos benefícios e das melhores práticas para tal recurso. Ao procurar um produto para fortalecer o seu bem-estar, o consumidor pode ser impactado pela ativação no ponto de venda e a partir disso:
- Ter sua atenção atraída e o seu interesse despertado, por meio de vouchers impressos ou digitais, disposição criativa dos produtos ou embalagens diferenciadas.
- Influenciar sua decisão sobre qual produto levar para casa, seja graças às informações mais claras, seja pela comparação direta com os concorrentes diretos.
- Receber um estímulo à ação, facilitando a concretização da compra e a fidelização daquele consumidor.
Ou seja, se bem planejadas, as ativações nos pontos de venda de produtos do segmento consumer health podem reconfigurar de forma significativa a jornada dos consumidores. No fim, as chances de que o cliente guarde uma experiência positiva em relação à marca também são maiores.
Vale reforçar que tudo isso, claro, depende da avaliação constante de métricas e indicadores relativos ao sucesso das iniciativas. Por meio de dados de vendas, engajamento dos consumidores e retorno sobre o investimento é possível avaliar a eficácia das ações e garantir a tomada de decisões baseadas em dados e informações.
Saiba mais: Os benefícios, os desafios e as perspectivas do uso de data analytics no mercado farmacêutico
Dicas para implementar e gerenciar estratégias de ativação
O sucesso da implementação de estratégias utilizando ativações em pontos de venda do segmento de consumer health depende de parcerias capazes de viabilizar o emprego de diferentes tecnologias. Os vouchers são um exemplo disso. Desse modo, é possível estabelecer sistemas que permitam ao consumidor acessar facilmente tal recurso no ponto de venda.
Além disso, experiências com realidade aumentada e inteligência artificial podem ser úteis para fornecer orientações ou mostrar benefícios dos produtos anunciados. A tecnologia também torna mais simples gerenciar programas de fidelidade e diferentes réguas de relacionamento (com ofertas personalizadas, por exemplo) em diferentes canais de venda.
Com tudo isso, a epharma oferece alternativas mais simples, ágeis e eficientes para as ativações do seu produto nos pontos de venda. Dessa forma, seu consumidor poderá ter acesso à sua marca por meio de plataformas inteligentes, sempre integradas a estratégias omnichannel com agilidade e autonomia em mais de 38 mil PDVs. Tais recursos entregam um grande salto de eficiência em comparação aos modelos tradicionais do mercado de consumer health.
Para saber mais sobre como a epharma oferece soluções digitais, rastreáveis e totalmente mensuráveis para as estratégias de ativação da sua marca, entre em contato agora mesmo para receber mais informações e tirar todas as suas dúvidas