Joint Business Plan com o setor farmacêutico e inclusão de medicamentos à base de canabidiol estão entre as principais inovações da companhia.
A epharma, pioneira em Programas de Benefícios em Medicamentos (PBM) no Brasil, acabou de comemorar 25 anos com uma trajetória marcada por inovações tecnológicas e parcerias estratégicas para transformar o ecossistema de saúde e a experiência dos consumidores nas farmácias. Em mais de duas décadas, a empresa tem atuado para impulsionar o setor farmacêutico e aprimorar a jornada de saúde dos brasileiros.
Entre as iniciativas mais relevantes está o Joint Business Plan (JBP), uma parceria colaborativa entre a epharma e grandes redes de farmácias, como DPSP, RD, Pague Menos, Panvel, Araujo e Venancio. O JBP busca otimizar a relação entre o varejo farmacêutico e os clientes, promovendo transparência nas negociações, aceleração dos negócios e melhoria da experiência de compra.
Outro marco importante da epharma é a inclusão de medicamentos à base de canabidiol no programa PBM, em parceria com as empresas farmacêuticas Endogen e GreenCare Pharma. O objetivo desta inovação é democratizar o acesso a medicamentos desta categoria e oferecer suporte técnico-científico aos médicos, facilitando a prescrição e adesão ao tratamento.
“Temos focado no desenvolvimento de soluções que atendam as demandas de saúde dos brasileiros. Seguimos comprometidos a ajudar na promoção de saúde, qualidade de vida e longevidade da população, impactando positivamente na sustentabilidade do sistema de saúde”, destaca Eduardo Mangione, CEO da epharma.
Atualmente, a epharma tem mais de 33 milhões de beneficiários, movimenta quase 5% do varejo farmacêutico brasileiro e já gerou uma economia de R$ 7.7 bilhões em medicamentos para seus usuários de janeiro a setembro 2024. A empresa também visa alcançar o faturamento de R$ 1 bilhão até 2030.
Com uma rede credenciada de mais de 40 mil farmácias e duas mil clínicas e laboratórios, a epharma impacta a vida de milhões de brasileiros em mais de três mil municípios, conectando indústrias farmacêuticas, farmácias, startups, operadoras de saúde e empresas privadas, fortalecendo sua presença no mercado de saúde.
Tecnologia em prol da saúde
No campo da inovação, a epharma tem se destacado na aplicação de inteligência artificial (IA) e análise de dados para otimizar serviços e criar soluções personalizadas, como o epharmaCare, que organiza medicamentos por dose e horário, facilitando a adesão ao tratamento. Outro exemplo é o epharmaExpress, que agiliza a jornada de compra permitindo que os usuários gerem autorizações diretamente no aplicativo, eliminando etapas burocráticas. A epharma também se posiciona em sexto lugar no top 10 da categoria Serviços de Saúde no 100 Open Startups.
Além das inovações tecnológicas, a empresa avança na agenda ESG. Uma das iniciativas de destaque é o Medicamento Solidário, uma plataforma de financiamento coletivo que facilita o acesso a medicamentos para pessoas que não podem arcar com os custos. Outro projeto relevante é o apoio à Expedição da Saúde, em que voluntários da epharma auxiliam no atendimento médico em comunidades indígenas e ribeirinhas.