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Como o PBM pode contribuir com os serviços da Indústria Farmacêutica?

jan 12, 2023

Segundo as Estimativas Globais de Saúde de 2019, publicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) representam 7 das 10 principais causas de morte ao redor do mundo. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 54,7% das mortes registradas no país foram causadas por DCNTs e 11% por agravos dessas doenças.

E esse não é o único impacto das doenças crônicas não transmissíveis: um estudo realizado na Universidade Federal Fluminense no mesmo ano mostrou que as DCNTs causaram cerca de R$ 1,68 bilhão em internações ao Sistema Único de Saúde (SUS). Os números no Brasil impressionam:

  • A hipertensão atinge mais de 38 milhões de brasileiros;
  • O Brasil tem cerca de 16,8 milhões de adultos com diabetes;
  • Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é de 704 mil novos casos de câncer por ano durante o triênio 2023-2025.

Se você atua na Indústria Farmacêutica e chegou até aqui se perguntando o que as doenças crônicas não transmissíveis têm a ver com o acesso a medicamentos, continue a leitura e descubra!

Leia mais: Plano de saúde para medicamentos é lançado no Brasil

Como reverter o panorama de saúde no país pode influenciar nos serviços da Indústria Farmacêutica

Uma das formas de mudar a realidade no cenário de saúde atual é por meio da atenção primária à saúde (APS). O termo é utilizado para classificar o primeiro nível de contato de um indivíduo, grupo familiar ou comunidade com o sistema de saúde e, segundo a Secretaria de Atenção Primária à Saúde, se caracteriza por um conjunto de ações que abrangem:

  • Promoção e a proteção da saúde;
  • Prevenção de doenças e agravos;
  • Diagnóstico;
  • Tratamento;
  • Reabilitação;
  • Redução de danos;
  • Manutenção da saúde;
  • Cuidados paliativos.

Por meio dessas ações, é possível acompanhar o paciente antes mesmo do diagnóstico de uma doença crônica não transmissível, estimulando o autocuidado e a prevenção, e continuar prestando o suporte necessário durante todo o tratamento, como forma de reduzir o risco de complicações.

Ao pensar em ações que colocam o paciente no centro de tudo (“patient centricity”), é possível promover o seu engajamento durante toda a jornada de cuidados, fazendo com que ele tenha uma boa experiência, o que fideliza o cliente e influencia diretamente na sua saúde e qualidade de vida.

Mas para que os resultados sejam ainda mais positivos e contribuam com os serviços da Indústria Farmacêutica, é preciso facilitar o acesso a medicamentos. Afinal, pacientes crônicos necessitam de remédios para controlar a doença constantemente. Essa é uma forma de fidelizar o cliente e, ao mesmo tempo, influenciar na adesão ao tratamento.

E tanto para pacientes crônicos que fazem o uso constante de medicamentos, quanto para  aqueles que não possuem uma DCNT, poder contar com o acesso a remédios também é benéfico, afinal, essa garantia reduz as chances de abandono do tratamento devido ao alto custo de alguns medicamentos. Ou seja, em ambas as situações, o paciente poderá contar com a farmácia.

Segundo o Instituto Nacional de Saúde Norte Americano, o acesso e aderência às terapias são fatores determinantes para o sucesso terapêutico. E a adesão e o seguimento do tratamento podem ser facilitados por meio da oferta do Programa de Benefícios em Medicamentos.

O que é o PBM?

Também chamado de Programa de Benefícios em Medicamentos, o PBM é uma solução que fornece desconto na compra de medicamentos genéricos ou de marca. Em nosso site você pode conferir que, um ano após a criação da epharma, o PBM foi lançado no mercado de saúde nacional.

E graças a nossa experiência e conhecimento em PBM, em 2006, o Programa Aqui Tem Farmácia Popular foi criado e contou com o modelo de autorização da epharma!

Benefícios do PBM epharma para os serviços da Indústria Farmacêutica

Além de garantir o acesso a remédios para o cliente e promover a aderência ao tratamento, o Programa de Benefícios em Medicamentos da epharma também beneficia e contribui com os serviços da indústria farmacêutica das seguintes formas:

  • Fidelização de clientes;
  • Régua de relacionamento;
  • Dados atualizados;
  • Personalização dos serviços;
  • Conveniência;
  • Estratégia omnichannel;
  • Plataforma phygital.

E ainda é possível contar com uma consultoria para iniciar um PBM ou para evoluir com o programa atual.

Leia mais: epharma divulga plataforma inédita para melhorar a experiência de acesso a medicamentos

A parceria entre a epharma e a Indústria Farmacêutica

Com profunda experiência e conhecimento das necessidades do setor, aqui na epharma nós reimaginamos os serviços da Indústria Farmacêutica e trabalhamos de forma consultiva e personalizada para desenvolver, inovar e integrar os diversos serviços oferecidos, sempre de acordo com a jornada do paciente e a estratégia de portfólio.

Aqui na epharma você ainda conta com soluções específicas para o canal de varejo farmacêutico e canal institucional

Canal Varejo Farmacêutico Canal Institucional
Analytics e inteligência em saúde Insights database
Programas de acesso e aderência Home delivery e home infusion
Cuidado e bem-estar Suporte e humanização
Suporte e humanização Pesquisa clínica (trials)
Diagnóstico e exames Programa diagnósticos
Trade & demanda (sell-out) Programa acesso

 

Já são mais de 35 mil farmácias parceiras espalhadas pelo Brasil. Venha fazer parte da revolução do acesso a medicamentos junto conosco!

Você pode saber mais sobre nossas propostas para contribuir com os serviços da Indústria Farmacêutica clicando aqui. Se preferir, confira outros assuntos no nosso blog!

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