O papel do compliance, um dos principais pilares do ESG, no fortalecimento da confiança entre empresas e clientes é fundamental por prevenir desvios e inconformidades. A transparência nos negócios, a proteção de dados e a ética empresarial contribuem para que empresas conquistem credibilidade e construam relações sólidas com seus clientes.
O termo compliance significa estar em conformidade com leis, normas e regulamentos. Quando uma organização investe em um programa de compliance, ela não apenas previne riscos legais, mas também demonstra compromisso com valores como responsabilidade e integridade. Empresas que adotam boas práticas de governança se destacam no mercado por transmitir segurança e transparência em suas operações.
No ecossistema de saúde, onde a segurança e a privacidade dos dados são cruciais, o compliance eficiente assume um papel ainda mais relevante. Empresas que gerenciam informações sensíveis precisam cumprir rigorosamente legislações como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), garantindo que as informações dos clientes sejam protegidas de forma ética e segura. Isso aumenta a segurança dos clientes e pacientes ao reduzir os riscos relacionados a vazamento de dados ou fraudes.
Além de proteger a reputação da empresa, o compliance empresarial melhora a gestão interna e promove um ambiente mais organizado e eficiente. Com processos mais claros e definidos, os colaboradores sabem exatamente quais são suas responsabilidades e os limites de suas funções. Seguir estas normas inibe práticas inadequadas, aumenta a produtividade e diminui os riscos de erros ou inconsistências que poderiam prejudicar a imagem da organização ou terceiros.
Outro ponto importante é que o compliance vai além do cumprimento de regras: ele cria um compromisso real com a transparência e ética nos negócios. Esse compromisso gera uma percepção positiva da empresa no mercado e fortalece as relações com clientes, parceiros e fornecedores. Empresas que investem em práticas éticas tendem a conquistar mais fidelidade dos clientes e a confiança do público.
Na epharma, uma série de códigos e políticas são seguidas para reforçar o compromisso com a ética e transparência das atividades, bem como com a segurança dos clientes. Há diretrizes específicas que norteiam a relação da empresa com colaboradores, fornecedores e definem a contratação de terceiros intermediários.
A empresa conta também com um Comitê de Ética que endereçam as questões apontadas pelo código de conduta, bem como atua como canal para receber reclamações e denúncias.
As políticas Anticorrupção e Antitruste da epharma combatem práticas de corrupção e lavagem de dinheiro, além de evitar atos e práticas inadequadas no relacionamento com empresas concorrentes e profissionais nela atuantes.
A epharma no Pacto Global da ONU
A epharma faz parte do Pacto Global da ONU – Organizações das Nações Unidas – a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. O Pacto Global advoga Dez Princípios universais, derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção. As organizações que passam a fazer parte do Pacto Global comprometem-se a seguir esses princípios no dia a dia de suas operações.