No domingo (2) Dr. Ricardo Affonso Ferreira, presidente e fundador da ONG Expedicionários da Saúde, foi homenageado no Prêmio Melhores do Ano, do Domingão com Huck, na categoria “Inspiração”. O Prêmio reconhece a atuação do médico responsável pelo projeto que, desde 2004, oferece atendimento médico gratuito – principalmente cirúrgico – às populações geograficamente isoladas da região da Amazônia Legal Brasileira, por meio do programa “Operando na Amazônia”.
Até o momento, a EDS já realizou 46 expedições, envolvendo mais de 300 voluntários ligados à área da saúde. Além disso, em 2020, a organização deu início ao programa “S.O.S Povos da Floresta”, que possibilitou o desenvolvimento de um modelo de Enfermaria de Campanha (EC) para fornecer oxigênio para 300 localidades na Amazônia, evitando que pacientes indígenas tivessem que se deslocar até os centros urbanos. No total, foram 262 enfermarias de campanhas criadas pela EDS.
“Em um período de desafios como este pelo qual passamos, é muito gratificante ser homenageado por um prêmio de tamanha relevância como este, da Rede Globo. Ter o trabalho da EDS reconhecido nacionalmente nos faz acreditar que estamos na direção certa e caminhando ao lado de parceiros que, como a epharma, nos ajudam a cuidar dos verdadeiros guardiões da floresta”, destaca Dr. Ricardo Affonso Ferreira, Presidente da EDS.
Além de médicos voluntários, a ONG conta com o apoio de outros profissionais e instituições que ajudam a viabilizar seu programa, como é o caso da epharma, especialista em gestão de benefícios em medicamentos, que é patrocinadora da EDS.
“Para nós, é uma alegria imensurável fazer parte de um projeto tão incrível, que assim como nós, acredita no poder de ajudar ao próximo e, principalmente, promover o acesso a saúde. Exatamente por isso, ficamos felizes em fazer parte da história da ONG Expedicionários da Saúde e muito orgulhosos pela homenagem que ocorreu no Prêmio Melhores do Ano”, finaliza Marcos Inocencio, Diretor Corporativo da epharma e responsável pelos projetos de ESG da companhia.