A importância da diversidade nas empresas
Cada vez mais fala-se sobre diversidade nas empresas, por meio de esforços contínuos muitas corporações estão buscando criar um ambiente de trabalho de acolhimento e empatia.
Para que este ambiente seja criado é necessário a inclusão de diversos perfis sociais, culturais e comportamentais que compreendam pessoas de diferentes gêneros, raças, idades, orientação sexual e capacidade física.
Criar uma cultura de diversidade nas empresas é pensar em conceitos como representatividade, empoderamento e acessibilidade.
Mas qual seria a importância da diversidade nas empresas, além da promoção da inclusão?
Muito mais do que melhorar a imagem da empresa perante seus públicos e estar em sintonia com as novas tendências sociais, a diversidade nas empresas apresenta-se como uma verdadeira vantagem competitiva de mercado.
De acordo com um estudo recente da consultoria estratégica Boston Consulting Group (BCG), que analisou 1700 empresas de portes diversos em oito países, aumentar a diversidade das equipes de liderança leva a mais e melhor inovação, bem como a um melhor desempenho financeiro.
Os resultados da pesquisa apontam que as empresas com diversidade acima da média em suas equipes de liderança tiveram um retorno 19% maior em inovação, assim como melhores margens de lucros.
Isso se dá justamente porque pessoas com diferentes origens e experiências geralmente veem o mesmo problema de maneiras diferentes e apresentam soluções diferentes, aumentando as chances de que uma dessas soluções seja um sucesso.
Em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, que exige tomadas de decisões rápidas frente às mudanças, essa capacidade de resposta deixa as empresas mais bem posicionadas para se adaptar.
Leia também: epharma inova com plataforma “viva” voltada para ESG
Outros benefícios da diversidade nas empresas
A Agenda 2030 e o Pacto Global desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU), juntamente com a abordagem ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), chamam a atenção de organizações e lideranças para a variedade de pontos necessários para sustentar um negócio consciente e próspero.
Empresas com culturas organizacionais inclusivas garantem a igualdade de direitos e valorizam as experiências do colaborador em seus processos, sejam eles pertencentes a minorias ou não.
Os benefícios corporativos destas práticas são cada vez mais evidentes. Entre eles podemos citar:
Melhor clima organizacional
Uma política empresarial baseada na diversidade altera a percepção dos colaboradores acerca da empresa e consequentemente melhora o clima organizacional, uma vez que a relação entre líderes e subordinados é baseado no respeito mútuo;
Maior engajamento
O fortalecimento de vínculos e o incentivo a empatia e compreensão do outro gera mais motivação, satisfação e engajamento entre os colaboradores para realização das tarefas;
Redução de conflitos
O diálogo e a empatia proporcionados pelo ambiente diverso reduz os conflitos e mesmo quando estes ocorrem são mediados de forma sadia e madura;
Diminuição da rotatividade
O aumento do sentimento de aceitação e valorização dos funcionários com o ambiente de trabalho são refletidos em uma maior felicidade que leva ao desejo de permanência na empresa. Assim corporações mais diversas, apresentam menores índices de rotatividade;
Maior produtividade
A troca de experiências proporcionada pelos perfis diversos impulsiona o aprendizado, criando um ambiente de trabalho criativo e estimulante que reflete no aumento do rendimento individual de cada profissional. Tudo isso resulta em maior produtividade profissional;
Fortalecimento das equipes
O ambiente colaborativo e aberto ao diálogo para troca de experiências fortalece o senso de equipe na busca de soluções criativas e inovadoras em conjunto;
Melhor reputação e valor agregado da marca
Ao ser reconhecida por seus colaboradores como um bom lugar para trabalhar e socialmente responsáveis, a empresa passa a dispor de uma reputação positiva no mercado, agregando valor à sua marca, devido às suas políticas de inclusão e representatividade;
Atração dos melhores profissionais
O ambiente organizacional acolhedor torna-se atraente para os profissionais que passam a almejar trabalhar na empresa. Assim, vários talentos buscam uma vaga profissional na organização.
Como você pode perceber, são inúmeros os benefícios que podem ser obtidos pelas empresas por meio da implementação de políticas e diretrizes de inclusão da diversidade.
São grandes oportunidades e perspectivas que se abrem tanto para os colaboradores, como para os gestores corporativos.
Veja também: Diversidade e inclusão com visão estratégica
Estratégias ESG para diversidade da epharma
O conceito Environmental, Social and Corporate Governance faz parte da estratégia de sustentabilidade a longo prazo da epharma, criando padrões para avaliar os impactos das ações de uma instituição nos três aspectos.
Assim todos os projetos da nossa empresa são revisados de acordo com os princípios de ESG.
Os resultados da implementação de políticas voltadas para diversidade e inclusão podem ser mensurados por meio de indicadores de avaliação dos nossos colaboradores.
Na pesquisa Net Promoter Score (NPS), que avalia o quanto os funcionários estão dispostos a indicar nossa empresa a seus pares, atingimos média 80, recorde em nossa história, significativamente acima da média do nosso mercado e nos coloca em uma zona de excelência.
Para a epharma, muito mais do que cumprir cotas ou ser politicamente correto, as questões relativas à diversidade são tratadas como estratégicas e propulsoras da inovação.
A variedade de perspectivas e posicionamentos, assim como equidade de políticas, oxigenam nossa empresa possibilitando um ambiente constantemente inovador.
Para isso, possuímos uma equipe totalmente voltada para temática que busca atingir as metas anuais, que incluem saber o que os nossos colaboradores necessitam para que se sintam ainda mais acolhidos e incentivados em seu ambiente de trabalho.
Nossas diretrizes priorizam dar voz e empoderar a todos para que expressem livremente suas visões de mundo, o que colabora com um ambiente rico em soluções criativas que beneficiam diretamente nossos consumidores.
Metas
Nossas metas de ESG sinalizam nosso compromisso com a diversidade em curto prazo, até 2025 pretendemos 100% de equidade salarial entre gêneros e raças, 40% de mulheres na liderança e 35% de diversidade e inclusão entre os colaboradores.
Atualmente, os nossos números correspondem respectivamente a 90,1%, 14% e 24,9% no quadro de colaboradores.
Por meio da nossa plataforma Viva ESG, consumidores, stakeholders e investidores podem navegar de forma interativa em uma imersão dinâmica por todos os nossos projetos e metas que reforçam o comprometimento da epharma com a sociedade e o meio ambiente.
Sempre lembrando que a diversidade e a inclusão não são processos estáticos e sim dinâmicos, que exigem esforços contínuos por meio da transformação de ambientes e processos.
Gostou desse conteúdo? Para saber mais sobre nossas estratégias e projetos ESG continue navegando por nosso blog.
Referências:
https://www.bcg.com/en-us/publications/2018/how-diverse-leadership-teams-boost-innovation
https://brasil.un.org/pt-br/sdgs
https://vivaesg.epharma.com.br/esg-estrategia/