A disponibilidade de medicamentos pelo plano de saúde frequentemente é tema de dúvidas entre os usuários desse tipo de benefício. Logo, é bastante comum que pacientes fiquem sem saber quando eles podem ou não contar com o acesso aos medicamentos por meio da cobertura contratada. No entanto, como a regulamentação envolve a atuação dos planos de saúde, a resposta nem sempre é simples.
Em todo caso, é preciso considerar de que forma a eventual falta de acesso aos medicamentos prescritos pode trazer prejuízos para os beneficiários que dependem de um tratamento. Nesse contexto, incluir um plano de benefícios em medicamentos (ou PBM) aos benefícios oferecidos pela sua empresa pode fazer muita diferença na promoção do bem-estar de todos.
Quando é possível obter os medicamentos pelo plano de saúde?
O acesso de medicamentos pelos planos de saúde varia bastante, sobretudo de acordo com as circunstâncias em que a prescrição é feita.
Pense, por exemplo, na necessidade de um tratamento ambulatorial (ou seja, aquele que não precisa de internação hospitalar). Nesses casos, os medicamentos prescritos quase sempre precisam ser adquiridos pelo paciente, já que os planos não têm obrigação de cobrir essa despesa.
Isso segue o que determina o rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Conforme essa determinação, medicamentos que podem ser comprados em farmácias não precisam ser fornecidos pelo plano de saúde.
Por outro lado, nos casos em que o paciente precisa ser internado, toda medicação utilizada no ambiente hospitalar é coberta pelo plano. O mesmo vale para pacientes admitidos em estabelecimentos de saúde para cirurgias, planejadas ou não. Contudo, se for necessário seguir com algum tratamento em casa depois da alta médica, os custos com os medicamentos são arcados pelo paciente.
No mais, o rol da ANS estipula que determinados medicamentos destinados ao tratamento de um câncer podem ser cobertos pelo plano de saúde. Em todo caso, não custa lembrar, o medicamento deve ter registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com a devida indicação em bula para o fim proposto. Ou seja, isso exclui o uso dos medicamentos, termo que compreende o emprego de um remédio com fim diferente daquele para o qual ele foi desenvolvido e indicado em bula originalmente.
Na dúvida, a saída é consultar o rol de tratamentos cuja cobertura é obrigatória de acordo com a ANS. Além disso, pode ser necessário verificar com o plano sobre as possibilidades desse tipo de cobertura e conversar com o médico sobre as alternativas (como adoção de medicamentos genéricos, por exemplo) prescritas de acordo com cada quadro.
Quais alternativas costumam ser oferecidas para garantir o acesso aos remédios necessários?
Ficou claro que nem sempre é possível conseguir os medicamentos pelo plano de saúde, certo? Não por menos, muitas deles oferecem alguns benefícios alternativos para suprir tal problema. Um exemplo disso são os programas de descontos. Em parceria com redes de farmácia, os beneficiários do plano podem obter abatimento nos valores de determinados medicamentos.
Contudo, ainda que isso seja um alívio, isoladamente essa nem sempre é a alternativa apropriada. Além de muitos medicamentos terem o custo elevado mesmo com descontos e as redes de farmácia que contam com parcerias com as operadoras serem restritas, é preciso considerar que diversos tratamentos são feitos em longo prazo.
É o caso, por exemplo, das doenças crônicas. Nesses casos, a falta de acesso ao medicamento pode agravar a condição de saúde do paciente e gerar complicações graves.
Saiba mais: Uso de remédios para hipertensão aumenta 46,4% no primeiro bimestre de 2023.
Como atrelar o plano de saúde a um plano de medicamentos pode ampliar a assistência como um todo?
O acesso aos medicamentos é uma preocupação mesmo para quem conta com um plano de saúde. Assim sendo, considerar a adesão a um plano de benefícios em medicamentos (também conhecido como PBM) pode ser a solução ideal para resolver tal questão.
Um plano de medicamentos garante aos ,além de grandes descontos, a possibilidade de obter crédito ou subsídio mensal para a aquisição dos remédios necessários. Porém, para alcançar o retorno esperado, é preciso contar com parceiros capazes de operacionalizar toda a dinâmica desse benefício. É aí que a epharma entra em ação.
Líder desse segmento, a epharma é pioneira em planos de medicamentos e já beneficiou mais de 30 milhões de pacientes no Brasil. Atualmente, a rede de farmácias credenciadas disponíveis aos beneficiários já conta com mais de estabelecimentos, presentes em mais de 3 mil municípios brasileiros.
Que benefícios as soluções desenvolvidas pela epharma podem oferecer?
As soluções desenvolvidas pela epharma podem ainda oferecer o suporte qualificado de uma equipe de saúde multidisciplinar para engajar ainda mais os beneficiários nos cuidados com a saúde. Assim, esse tipo de benefício garante:
- Acesso aos medicamentos necessários quando preciso, sempre na dose certa, seja por meio de programas de descontos, seja por meio de créditos ou subsídios mensais.
- Maior adesão aos tratamentos, já que o acesso aos medicamentos estará sempre garantindo, evitando interrupções que podem afetar o sucesso da terapia.
- Redução da sinistralidade do plano de saúde, uma vez que a continuidade dos tratamentos pode ajudar a evitar complicações, sobretudo de pacientes com doenças crônicas.
- Controle dos episódios de automedicação, graças à assistência farmacêutica necessária para a utilização dos medicamentos da forma segura.
- Manutenção de programas de cuidados com pacientes crônicos, indo além da prescrição dos medicamentos e incluindo outras formas de acompanhamento importantes para o manejo dessas condições (como o controle de peso e a prática regular de exercícios físicos, por exemplo).
Por fim, a epharma se preocupa com todas as etapas da jornada do paciente, garantindo a assistência necessária por diferentes canais. Desse modo, a preocupação do acesso aos medicamentos pelo plano de saúde deixa de ser um gargalo e o paciente tem disponível também mais formas de cuidar da saúde.
Quer saber mais sobre as soluções da epharma? Entre em contato agora mesmo e veja como podemos ajudar a oxigenar os benefícios oferecidos pela sua empresa.