Plataformas e ferramentas inovadoras, como inteligência artificial, têm definido a direção do segmento
A logística e o modelo multicanal integrado têm sido um dos pilares fundamentais do setor varejista de farmácias, como apontaram alguns painéis do National Retail Federation (NRF), o maior evento de varejo do mundo, que ocorreu no início do ano nos EUA. A inteligência artificial (IA) é outra ferramenta em alta no segmento por ter proporcionado experiências de checkout inteligentes, garantindo eficiência e abordagem mais personalizada para os clientes. O resultado disso são os processos de compra mais rápidos e personalizados, principalmente para itens de necessidade imediata, gerando mais eficiência para as varejistas e uma jornada mais otimizada para os consumidores.
A IA vem favorecendo, cada vez mais, as operações do varejo, desde a logística até a hiperpersonalização da experiência do cliente, e pode criar jornadas de compra mais relevantes e satisfatórias.
“Esta ferramenta aprimora a experiência do cliente, bem como atende às necessidades específicas de saúde e bem-estar. Os dados despontam como ativos estratégicos, fornecendo aos varejistas farmacêuticos insights valiosos para criar ofertas personalizadas, desde promoções até recomendações de produtos”, destaca Wilson Oliveira, vice-presidente de Business Development da epharma.
A integração de canais físicos e digitais, por meio da omnicanalidade, também despontam como tendência para atender às expectativas dos consumidores modernos. Além de ampliar o alcance, possibilita que os clientes se tornem participantes ativos do setor. Canais integrados oferecem conveniência e flexibilidade aos clientes, fortalecendo o relacionamento entre as farmácias e seus consumidores.
“Experiências de compra aprimoradas, serviços de atendimento ao cliente personalizados e a integração de diferentes meios de pagamento contribuirão para criar ambientes que priorizam as necessidades individuais dos clientes”, complementa Wilson.
E, em meio à transformação digital, a diversificação dos meios de pagamento se torna mais uma maneira de atender às preferências e necessidades específicas dos clientes. Oferecer opções de pagamento flexíveis, integradas a sistemas eficientes de checkout, contribui para uma experiência de compra mais conveniente e personalizada.
Essas práticas geram impacto positivo para a sociedade, já que antecipa as necessidades dos consumidores e aprimora a jornada de compra por meio da eficiência, conveniência e personalização.
A combinação desses elementos contribui para estabelecer uma presença sólida e inovadora no cenário do varejo farmacêutico, marcado pela constante evolução e demanda por experiências excepcionais. “Na epharma, temos investido em alta tecnologia para maior integração entre negócios, parceiros e varejo farmacêutico em um ecossistema de saúde mais consolidado. Com isso, facilitamos a jornada de compra, engajamos os clientes e desenvolvemos ferramenta para análise automática das receitas médicas”, finaliza Wilson.
Se você quer saber mais sobre o assunto, ouça o videocast episódio especial #78 “Inspiração global: como aprendizados na NRF 2024 podem moldar o futuro do varejo farmacêutico no Brasil” completo no youtube ou o podcast nos canais oficiais da epharma.