Quando o assunto é ESG, que ações você acredita que uma empresa pode colocar em prática dentro do pilar social? Aqui vai uma resposta: voluntariado corporativo! A letra S da sigla, que significa Environmental, Social and Governance em inglês (ou Ambiental, Social e Governança em português), diz respeito às ações de uma organização para contribuir para uma sociedade mais justa e responsável. E é justamente por ser realizado por empresas que esse tipo de trabalho voluntário recebe o complemento “corporativo” no nome.
Ações como essa beneficiam não só a empresa, como também os colaboradores e a comunidade envolvida. Por isso, reunimos neste texto as principais informações sobre o voluntariado corporativo para que você conheça mais sobre esse trabalho tão importante!
O que é o voluntariado corporativo?
Como o próprio nome sugere, voluntariado corporativo é o nome dado a todo tipo de trabalho voluntário planejado e realizado por uma empresa, cujo intuito é ajudar a atender às necessidades de uma comunidade. Ademais, por ser realizado por uma organização, o voluntariado corporativo pode envolver colaboradores, parceiros, ex-funcionários e familiares.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), uma pessoa voluntária é aquela que, independentemente da idade, dedica parte do seu tempo a realizar atividades voltadas para a promoção do bem-estar social, sem receber qualquer valor por esse trabalho, que é realizado devido ao seu próprio interesse e senso de responsabilidade com a sociedade em que vive.
De acordo com dados da Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021, realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) junto ao Datafolha, atualmente, 57 milhões de brasileiros realizam trabalho voluntário no país, dos quais 12% participam do voluntariado com frequência definida.
Ainda segundo dados da pesquisa realizada em 2021, 15% das pessoas entrevistadas atuam em programas de voluntariado corporativo, sendo que 58% delas participam com regularidade das ações, que duram cerca de 21 horas do seu mês.
Leia mais: epharma visa preservação de mais de 2 bilhões de litros de água com descarte correto de medicamentos
Quais os benefícios do voluntariado corporativo?
Os benefícios do voluntariado corporativo vão muito além de ajudar o próximo. Na verdade, esse tipo de ação é vantajosa para todos os envolvidos: empresa, colaboradores e comunidade.
Vantagens para a empresa
- Permite que os colaboradores desenvolvam novas habilidades;
- Cria uma sensação de pertencimento entre a equipe;
- Melhora o clima organizacional;
- Contribui para o fortalecimento da marca institucional;
- Melhora a relação e a interação entre os funcionários;
- Permite que a empresa contribua para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU;
- Demonstra que a empresa está de acordo com as práticas de ESG;
- Melhora a relação e a confiança do cliente final com a empresa.
Vantagens para os colaboradores
- Ajuda a fortalecer soft skills;
- Promove o bem-estar;
- Melhora a saúde mental;
- Amplia a rede de conexões;
- Amplia o leque de experiências pessoais e profissionais;
- Estreita e fortalece laços com a equipe;
- Aumenta a motivação no trabalho;
Vantagens para a comunidade
- Ajuda na resolução dos problemas e demandas;
- Melhora a qualidade de vida das pessoas daquele local;
- Aumenta a autoestima da população;
- Contribui para que as pessoas da comunidade consigam evoluir, se desenvolver e busquem realizar novos sonhos;
- Ajuda a reduzir desigualdades;
- Estimula o desenvolvimento local.
A relação entre voluntariado corporativo e ESG
Como você já leu por aqui, o voluntariado corporativo é um exemplo eficiente de ação que pode ser realizada por empresas dentro do pilar social de ESG, afinal, ao mesmo tempo em que a organização promove um impacto positivo na comunidade em que o trabalho voluntário é realizado, ela também está investindo nas pessoas da sua própria equipe. Ou seja, quando a empresa incentiva seus funcionários a participarem do voluntariado corporativo, ela está demonstrando, por meio de ações concretas, seus princípios de ESG.
Além disso, o voluntariado corporativo também contribui para que a empresa se comprometa, de fato, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), 17 metas propostas pela ONU, junto a governos, sociedade, empresas e ONGs, para serem atingidas até 2030 e que tem entre seus objetivos acabar com a pobreza, preservar o meio ambiente, melhorar a educação, promover a igualdade de gênero e o crescimento econômico, melhorar o clima, reduzir desigualdades.
Leia mais: Energia renovável: quais os desafios e perspectivas para o uso dessas fontes sustentáveis?
Como a epharma realiza o voluntariado corporativo?
A epharma sempre buscou transformar a vida das pessoas para além do acesso à saúde. E quando falamos em pessoas, nos referimos a clientes, colaboradores e à comunidade em que estamos inseridos. E uma dessas mudanças ocorre justamente por meio do voluntariado corporativo.
Ao longo do ano, nossos colaboradores têm a oportunidade de participar de ações realizadas pela Expedicionários da Saúde, ONG cujo objetivo é levar atendimento médico especializado para as populações indígenas geograficamente isoladas da região Amazônica.
Ao longo das 54 expedições realizadas, a EDS conquistou números como:
- Mais de 100 mil vidas beneficiadas;
- 305 atendimentos realizados;
- 982 exames e procedimentos;
- 9.936 cirurgias;
- 911 óculos entregues.
Ainda em dúvida sobre o que o voluntariado corporativo pode proporcionar? Nada melhor do que conhecer a opinião e experiência de quem, de fato, vivenciou o trabalho voluntário na prática: nossas colaboradoras Giovanna Csasznik Mendes, enfermeira na epharma, e Marta Cristina Alves Magaldi, supervisora de promoção na empresa.
Foi incrível participar da Expedição Mulheres da Floresta. Aprendi muito sobre a saúde indígena e foi gratificante poder ajudar essas mulheres (…) Apesar dos dias intensos da expedição, ouvir um “Obrigada por ter vindo até aqui cuidar de nós”, acompanhado de um sorriso no rosto, fez tudo valer a pena. Giovanna Csasznik Mendes
Durante todos os dias da expedição, enfrentamos jornadas intensas. A responsabilidade da farmácia foi enorme, exigindo esforço contínuo desde o início até o término das cirurgias. Era crucial separar meticulosamente todas as medicações e os kits necessários para as cirurgias de vesículas por videolaparoscopia. Sinto-me imensamente grata por ter contribuído para todo esse processo. Foi uma experiência verdadeiramente transformadora. Marta Cristina Alves Magaldi
Atualmente, nosso time conta com 11% de voluntários, participando e apoiando ativamente causas sociais, de vulnerabilidade de animais e do meio ambiente. Mas não paramos por aí! Uma de nossas metas de ESG é que, até 2025, 20% dos colaboradores realizem o voluntariado corporativo em nossa empresa.
Como você pode ter percebido ao longo deste texto, o voluntariado corporativo é uma importante ferramenta de transformação da sociedade. Aproveite para conhecer mais sobre nossas ações de ESG acessando o portal VIVA ESG da epharma!
Referências
Entenda o que são as práticas de ESG
Voluntariado Corporativo: quais os impactos da prática? –
O que é voluntariado empresarial e como criar ações sociais junto a seu time
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Voluntariado Empresarial
Voluntariado empresarial: elemento fundamental do ESG