• Sobre nós
  • Produtos epharma
    • Programa de Benefício em Medicamento (PBM)
    • Plano de Medicamentos Oxy
    • Indústria Farmacêutica
    • Retail
    • Non Retail
    • Consumer Health
    • Gestão de Medicamentos Especiais
  • Central do Beneficiário
  • Baixe o app
    • Google Play
    • App Store
  • Rede
  • ESG
  • Oportunidades de Carreira
  • Blog

Outubro Rosa nas empresas: importância e ideias para campanha

out 2, 2025

A campanha Outubro Rosa nas empresas é uma oportunidade de fortalecer a cultura de bem-estar corporativo. Tradicionalmente focada em conscientizar a população sobre o câncer de mama, a iniciativa evoluiu para promover também a prevenção do câncer do colo do útero, ampliando os cuidados com a saúde feminina.

Durante todo o mês de outubro, diversos setores da sociedade, incluindo governos, entidades de saúde e organizações não governamentais, promovem ações educativas e simbólicas para engajar a população nessa causa. As empresas fazem parte desse movimento e desempenham um papel relevante ao difundir informações sobre a campanha. Quer saber como trabalhar esse tema nas suas ações? Então, continue a leitura e confira nossas dicas!

Outubro Rosa: por que a campanha é tão importante?

O movimento Outubro Rosa surgiu no início da década de 1990 como parte de um esforço global para alertar sobre o câncer de mama, conforme esclarece o Instituto Nacional do Câncer (Inca). No Brasil, a campanha ganhou destaque a partir de 2002 e, desde então, vem crescendo em abrangência e impacto. Mas por que esse movimento é tão relevante? 

Em primeiro lugar, pelo alcance e gravidade do problema de saúde que ele busca enfrentar. O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, representando 24,5% de todos os casos de câncer femininos no mundo todo em 2020, ainda de acordo com o Inca. 

No Brasil, o Instituto estima que são diagnosticados 74 mil casos novos de câncer de mama por ano. Quanto mais cedo a doença for detectada, melhor será o desfecho clínico. A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) esclarece que as chances de cura podem chegar a 95%, se o câncer de mama for descoberto em estágio inicial.  

A ampla conscientização do Outubro Rosa salva vidas ao incentivar mulheres a realizarem exames de rotina (como a mamografia) e ficarem atentas aos sinais de alerta. A campanha também promove hábitos de vida saudáveis, pois fatores como alimentação balanceada, prática de atividade física regular e moderação no consumo de álcool são apontados como medidas que reduzem o risco de desenvolver o câncer de mama.

E já que o objetivo é salvar vidas e estimular hábitos de autocuidado, por que não aproveitar a campanha Outubro Rosa para orientar sobre o câncer de colo de útero? Oficialmente, o Inca já usa a campanha para abordar esses dois tipos de tumores, que estão entre os mais frequentes entre mulheres. 

O câncer do colo do útero é o terceiro mais comum entre as brasileiras (atrás apenas do câncer de mama e colorretal, desconsiderando pele não melanoma). A estimativa do Instituto Nacional de Câncer aponta mais de 17 mil casos novos de câncer de colo uterino por ano no país. 

Diferentemente de muitos outros cânceres, o do colo do útero é 100% prevenível por meio de vacinação e rastreamento periódico. A infecção pelo HPV (papilomavírus humano), principal causa desse câncer, pode ser evitada com a vacina para meninos e meninas de 9 a 14 anos. E lesões pré-cancerígenas podem ser detectadas e tratadas precocemente por meio do exame Papanicolau.

A campanha Outubro Rosa expandida para incluir o colo do útero reforça a ideia de que investir em prevenção e educação em saúde é a estratégia mais eficaz para reduzir a incidência e a mortalidade dessas doenças no longo prazo.

Por que as empresas devem se engajar na campanha Outubro Rosa

Diante da relevância e do impacto que essas doenças têm na sociedade, as empresas se destacam como importantes ambientes para disseminar informações e orientações. Além disso, o setor corporativo pode apoiar ou facilitar a realização de exames preventivos. Destacamos bons motivos para que as organizações se engajem nas campanhas.

  • Impacto real na saúde dos colaboradores: informação e facilitação de exames salvam vidas, diminuem afastamentos e aumentam a produtividade.
  • Conformidade e gestão de risco: programas estruturados estão alinhados às atualizações mais recentes em relação à saúde e segurança no trabalho (SST), como a nova NR-1 e também estão alinhadas às boas práticas ESG.
  • Redução de custos com saúde: diagnóstico precoce reduz tratamentos complexos e longos afastamentos.
  • Empoderamento feminino: especialmente para mulheres em tratamento, o ambiente de trabalho pode ser fonte de dignidade, suporte e continuidade da trajetória profissional.

Outubro Rosa nas empresas: 7 ideias de ações para colocar em prática

Há muitas formas criativas e eficazes de promover a campanha no ambiente corporativo, adequando as iniciativas à cultura da organização e ao perfil dos colaboradores. Elencamos ações que podem inspirar o seu planejamento.

  • Vista a empresa de rosa 

Uma maneira simbólica de sinalizar o engajamento é decorar os espaços de trabalho com a cor rosa, símbolo da campanha. Vale colocar balões, cartazes informativos e laços rosas nas recepções, salas e corredores. O objetivo é dar visibilidade ao tema, incentivar conversas sobre a questão e promover unidade (fazendo com todos sintam que fazem parte da campanha).

  • Promova palestras e rodas de conversa com especialistas

Por meio de palestras, workshops ou lives com profissionais de saúde (mastologistas, ginecologistas, enfermeiros ou psicólogos) é possível abordar a prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Espaços para perguntas e debates são importantes para que as pessoas esclareçam dúvidas.

  • Dissemine informação nos canais de comunicação interna 

Murais, intranet, e-mail marketing, newsletter e grupos de WhatsApp são excelentes espaços para divulgar conteúdos educativos ao longo do mês (e reforça-los durante o ano todo).

  • Facilite o acesso a exames preventivos e serviços de saúde

Uma ação de grande impacto é estimular a realização dos exames de rastreio. Se a organização oferece plano de saúde corporativo, vale uma conversa com a operadora para organizar informações, orientações e outras medidas para facilitar agendamentos. 

Também é possível firmar parcerias com clínicas e laboratórios para realização de exames in-company durante o mês de outubro. Se isso não for viável, outra opção é negociar tarifas reduzidas em clínicas próximas para exames de imagem ou consultas, subsidiadas total ou parcialmente pela empresa. De forma mais simples, é possível estimular o autocuidado concedendo um dia de folga ou algumas horas liberadas para que as colaboradoras realizem seus exames anuais, como parte da campanha. 

  • Ofereça apoio e acolhimento a colaboradoras afetadas

A campanha Outubro Rosa nas empresas não deve focar apenas em quem está saudável, mas também em acolher quem já enfrentou ou enfrenta o câncer (seja o colaborador em si ou algum familiar próximo). Desenvolva políticas e ações de suporte, como por exemplo: criar grupos de apoio ou rodas de conversa internas para funcionários que são pacientes oncológicos ou sobreviventes; disponibilizar serviço de assistência psicológica para quem recebe um diagnóstico de câncer; e capacitar as lideranças para adotarem postura empática e flexível com funcionários em tratamento. 

Lembre-se de aspectos legais: colaboradoras diagnosticadas com câncer de mama têm direitos trabalhistas e previdenciários específicos, e a área de RH pode auxiliá-las com orientação nessas questões.

  • Engaje a empresa em causas comunitárias

Outra ideia é estender o impacto da campanha Outubro Rosa para além dos muros da empresa, mobilizando colaboradores e recursos em prol da comunidade. O RH pode organizar, por exemplo, uma campanha de doações para instituições que atuam na luta contra o câncer de mama. 

Se a empresa tem clientes ou público externo, é válido levar a mensagem a eles também, seja incluindo materiais informativos nos pontos de venda, ou divulgando conteúdo informativo nas redes sociais e site corporativo. Assim, a empresa se torna uma multiplicadora da conscientização não só internamente, mas na sociedade.-

  • Promova desafios ou metas coletivas 

 A campanha pode mobilizar ou engajar as pessoas por meio de desafios ou objetivos coletivos, como vestir rosa em determinado dia do mês de outubro ou promover a adoção de boas práticas (vale promover gincanas, com atividades específicas a serem realizadas). 

Após implementar as ações, é importante avaliar e comunicar os resultados. Compartilhe com todos os colaboradores um resumo do que foi feito durante o mês de outubro: quantas pessoas participaram das palestras, quantos exames foram realizados em parceria, quanto foi doado para instituições, depoimentos impactantes que surgiram etc. Celebrar esses números e histórias consolida o engajamento e mostra transparência. 

Além disso, colete feedback sobre quais iniciativas foram mais interessantes na visão dos colaboradores. Esse retorno também é importante para as ações a serem realizadas no ano seguinte.

A campanha Outubro Rosa nas empresas vai muito além da conscientização; ela é estratégica para fortalecer a cultura do cuidado, promover engajamento, valorizar a saúde feminina e posicionar a empresa como um agente de transformação social. E vale ressaltar: iniciativas bem estruturadas impactam a produtividade, reduzem custos com saúde e demonstram compromisso genuíno com o bem-estar dos colaboradores. 

Para que esses resultados não fiquem restritos a um mês, mas façam parte da rotina organizacional, as empresas podem contar com soluções que ampliam a prevenção e o acesso contínuo a cuidados de saúde. É nesse contexto que o Oxy, da epharma, se destaca: um ecossistema completo de bem-estar corporativo, que reúne prevenção, orientação especializada e apoio integral à saúde física, mental e emocional dos colaboradores. Fale com a gente para saber mais sobre o Oxy.

Acesse também

Outubro Rosa: informação, acesso e inovação com Gabriella Antici, fundadora do Instituto Protea

Outubro Rosa: informação, acesso e inovação com Gabriella Antici, fundadora do Instituto Protea

out 2, 2025

Entre ciência e negócios: a trajetória de Lasse Koivisto na saúde e longevidade

Entre ciência e negócios: a trajetória de Lasse Koivisto na saúde e longevidade

out 2, 2025

Setembro Amarelo: pela valorização da vida e da saúde mental nas empresas

Setembro Amarelo: pela valorização da vida e da saúde mental nas empresas

ago 29, 2025

A Jornada do Paciente Oncológico no Brasil: Insights de Claudia Grandi

A Jornada do Paciente Oncológico no Brasil: Insights de Claudia Grandi

ago 21, 2025

Todos os artigos
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir

11 4689-8686
Seg a sex das 8h às 20h

Sede epharma
Rua Butantã, 336 – 6º andar
Pinheiros – São Paulo – SP

Filial epharma
Al. Mamoré, 989 – 9º andar
Alphaville – Barueri – SP

 

Alô Beneficiário
11 3003-4812
11 3382-7107
Todos os dias das 7h às 23h

11 93031-2189
De segunda a sexta das 7h às 21h
Sáb. dom. e feriados das 9h às 21h

Alô Farmácia
11 4002-1600
Seg a sex das 7h às 22h
Sábado das 8h às 20h20
Dom e feriados das 8h às 16h20

Assessoria de Imprensa:
epharma@maquinacohnwolfe.com

  • Portal Com Você
  • Portal da Privacidade
  • Canal Confidencial
  • Ética e Conduta
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade