Você sabe o que são os ODS? É provável que você já tenha se deparado com ações de órgãos públicos e empresas privadas, atuando em prol de alguns dos 17 tópicos da lista de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, proposta que tem na dianteira a Organização das Nações Unidas (ONU).
Os ODS fazem parte da Agenda 2030, que estabelece um conjunto de iniciativas em caráter global capazes de incentivar o desenvolvimento sustentável e promover a inclusão. Portanto, como não poderia deixar de ser, a epharma traz em todas as suas iniciativas medidas para adotar estratégias para tornar o planeta mais justo e acolhedor.
O que são os ODS e como eles surgiram?
Em um mundo com bilhões de pessoas, a humanidade encara diversos desafios. De um lado, é preciso agir para conter ameaças provocadas pela degradação ambiental e, sobretudo, pelas consequências das mudanças climáticas já em curso. Por isso, se nada for feito, o planeta Terra pode deixar de ser o lugar favorável à vida da forma como conhecemos.
De outro, entre esses bilhões de habitantes do planeta, parte significativa ainda enfrenta obstáculos no acesso a necessidades básicas, como alimentação, educação e saúde. Além disso, essas barreiras tendem a ser ainda maiores quando se levam em conta recortes de gênero, raça e outros determinantes sociais.
Foi nesse contexto que líderes de 193 países se reuniram em 2015 para apontar quais seriam os objetivos indispensáveis para a humanidade até o ano de 2030. A partir disso, foram definidos 3 eixos básicos (os chamados objetivos extraordinários): erradicar a pobreza extrema, combater a desigualdade e injustiça e mitigar as mudanças climáticas. Esses 3 pilares podem ser desdobrados nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Conhecidos pela sigla ODS, todos eles são interconectados em seus propósitos:
- Erradicação da pobreza;
- Fome zero e agricultura sustentável;
- Saúde e bem-estar;
- Educação de qualidade;
- Igualdade de gênero;
- Água Potável e Saneamento;
- Energia Limpa e Acessível;
- Trabalho Decente e Crescimento Econômico;
- Indústria, Inovação e Infraestrutura;
- Redução das Desigualdades;
- Cidades e comunidades sustentáveis;
- Consumo e produção responsáveis;
- Ação contra a mudança global do clima;
- Vida na água;
- Vida terrestre;
- Paz, justiça e instituições confiáveis;
- Parcerias e meios em implementação.
Diante de tamanhos desafios, os ODS devem ter suas responsabilidades compartilhadas por todos: governos, iniciativa privada e sociedade civil podem (e devem) atuar juntos em buscas de soluções que permitam a construção de um futuro melhor.
Como a epharma trabalha por um mundo mais sustentável e inclusivo
Basta uma passada rápida pelos ODS para ver que eles conversam diretamente com as melhores práticas de ESG, conjunto de medidas adotadas pelas empresas em busca da sustentabilidade ambiental, da responsabilidade social e do fortalecimento da governança. Logo, a epharma procura para toda a sua atuação dentro dos mais altos parâmetros de responsabilidade corporativa, por meio de uma estratégia detalhada que leva em conta a Agenda 2030 e os ODS.
Além disso, esperamos poder sempre engajar nossos parceiros e colaboradores em iniciativas do gênero, tendo em mente que tão importante quanto gerar resultados hoje é garantir a sustentabilidade de negócios a longo prazo. Todos nós dependemos disso, não custa reforçar.
Dessa forma, todo trabalho é desenvolvido pensando no reflexo que ele terá na sociedade, na qualidade de vida das pessoas e no impacto sobre o meio ambiente. Não por menos, a estratégia ESG da epharma é divulgada em uma página própria, que permite acompanhar as metas em cada área, ver o que já foi atingido e entender melhor como cada ação pode contribuir para impulsionar o desenvolvimento de um mundo mais sustentável e inclusivo.
Saiba mais: Conheça ações ESG para implementar na sua empresa
O que a epharma já fez dentro dos ODS
Muitas das metas de ESG propostas pela epharma para o ano de 2025 já foram cumpridas. E algumas delas se relacionam com metas dos ODS. É o caso, por exemplo, da obtenção do certificado ISO 14.001 (que garante a correta gestão ambiental de um negócio) e a contração de energia de fontes renováveis.
Uma outra meta já atingida é a atuação Net Zero, ou seja, nossos processos têm zero emissão liquidas de carbono, o que significa que não produzimos gases que impactam no efeito estufa. Essas são preocupações que aparecem nos objetivos 7, 12 e 13.
Além disso, a epharma promove ações que contribuem para a promoção de outros objetivos e que reforçam o compromisso com os pilares ESG:
- Programa Amigos da Santa Casa, conscientização sobre descarte de medicamentos e contribuição com a ONG Expedicionários da Saúde
- Programa Passo a Frente, que treina e orienta jovens para o mercado de trabalho
- Iniciativas de igualdade de gênero no âmbito corporativo, garantindo equidade salarial e na tomada de decisões dentro da empresa
- Promoção de um ambiente de trabalho justo e inclusivo e que favoreça o desenvolvimento de cada colaborador.
Entender o que são os ODS é o primeiro passo para atuar em busca de um mundo mais sustentável e justo. Dessa maneira, fica o convite para que você acompanhe a epharma nessas iniciativas que, passo a passo, transformam a nossa realidade.
Para saber mais sobre as estratégias de desenvolvimento sustentável da epharma, acesse o Viva ESG, nossa página sobre o assunto.