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Blog epharma

Os benefícios, os desafios e as perspectivas do uso de data analytics no mercado farmacêutico

Grupo EP

  • 04.07.2023
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Com o volume crescente de dados produzidos em todas as atividades humanas, saber explorar o potencial dessas informações pode revolucionar as abordagens e as estratégias de qualquer segmento. Com os serviços de saúde não poderia ser diferente, claro. Por isso, o emprego do data analytics no mercado farmacêutico é uma tendência incontornável. 

De forma resumida, o conceito de data analytics envolve a capacidade de acumular grandes quantidade de dados e extrair deles informações que possam guiar decisões. Dessa forma, é possível ampliar os retornos de cada novo investimento, determinar o que está surtindo o efeito esperado e aumentar a eficiência de processos.  Com isso em mente, vamos falar sobre a expertise da epharma nessa área. 

Qual o trabalho da epharma com inteligência de dados no mercado farmacêutico? 

Como em qualquer outra área do mercado, no ramo do mercado farmacêutico o consumidor anseia  cada vez mais por jornadas que permitem a ele ter o cuidado necessário sempre que preciso, com o menor atrito possível. Tal cenário é ainda mais relevante para pacientes crônicos, em que a adesão ao tratamento enfrenta uma série de barreiras. 

Com isso, a epharma desenvolve um trabalho em torno do uso de data analytics no mercado farmacêutico que tem como propósito desenvolver e fortalecer uma jornada orientada por dados capaz de entregar soluções de dados escaláveis, confiáveis e ágeis. Assim, é possível ter acesso mais rápido a insights efetivos e gerar possíveis novas aplicações (como aquelas baseadas em recursos de inteligência artificial, por exemplo) capazes de ampliar a vantagem competitiva de quem faz uso delas. 

Para isso, um diferencial da estratégia da epharma é contar com uma metodologia baseada em um squad dedicado para trabalhar com a coleta, a modelagem e a análise dos dados necessários para embasar todas as entregas feitas. Essa opção garante benefícios como: 

  • Maior agilidade no desenvolvimento de soluções. 
  • Foco total na necessidade dos clientes. 
  • Capacidade de colaboração multidisciplinar, graças aos diferentes perfis dos integrantes da equipe. 
  • Maior espaço para inovação. 
  • Melhores decisões, sempre baseadas em dados. 

A partir disso, são desenvolvidas soluções capazes de aproveitar as informações conforme os dados disponíveis em cada aplicação. Eles vão desde insights sobre ticket médio e perfil do paciente até indicadores personalizados conforme a necessidade da operação. As possibilidades de aplicações incluem ainda: 

  • Data Science: Estudos e Análises Exploratórias. 
  • Modelos de Staytime e Dropout. 
  • Segmentação e Clusterização de Pacientes. 
  • Modelo de Elegibilidade Pacientes Crônicos. 
  • Projetos em desenvolvimento com Visão Computacional e NLP. 
  • Análise de Recompra. 
  • Tempo Médio Entre Compras. 
  • Análise de Fraude. 
  • Indicadores Customizados. 

Para trazer ainda mais segurança, escalabilidade, flexibilidade na análise e maior rapidez para nossos clientes, implementamos também o Lakehouse, uma evolução da tecnologia de Datalakes para concentração dos dados para analytics e business intelligence baseada uma única plataforma de dados em cloud. 

Seja como for, tudo isso pode servir também como base para estudos exploratórios e modelagens baseadas em IA. Dessa forma, torna-se possível segmentar melhor os pacientes e trabalhar soluções de elegibilidade de pacientes crônicos. 

Saiba mais: Qual o papel da indústria farmacêutica na jornada do paciente crônico? 

Quais os possíveis resultados práticos de soluções baseadas em data analytics?  

Em um case desenvolvido pela epharma junto à indústria farmacêutica, os resultados alcançados foram bastante satisfatórios. A proposta previa a elaboração de um programa que oferecia descontos em produtos após um cadastro. A partir dos desafios da concretização da conversão que o programa apresentava naquele momento, a epharma e o cliente discutiram soluções para melhorar a performance nesse aspecto. 

Uma das iniciativas propostas foi realizar ações com as redes credenciadas. Foi estabelecida uma régua de relacionamento com o objetivo de aumentar a conscientização dos balconistas. Isso pode contribuir para aumentar a conversão da venda de determinados produtos no ponto de venda, um desafio no segmento. 

Após quatro meses, foi notado um aumento de 18% na média da conversão, além de um crescimento na taxa de recompra. Antes do programa, esse número era de 50% e a com a implementação da solução proposta alcançou os 59%, graças às vantagens competitivas geradas pelas ações do programa, desenvolvidas com base na análise dos dados coletados.   

Vale ressaltar que a implementação do programa sozinha, ou seja, a tecnologia por si só, não faz todo o trabalho. Os resultados obtidos são fruto do bom relacionamento de anos da epharma com a rede credenciada, assim como sua reconhecida expertise, apoiando a indústria farmacêutica em seus desafios em adesão e aderência ao tratamento de seus pacientes. 

É evidente que a evolução com o uso da tecnologia AI-powered utilizada em diversas áreas, como assistentes virtuais, chatbots, sistemas de segurança e análise de dados, entre outros, projeta um cenário promissor para nossos clientes e para o mercado farmacêutico.  Nesse contexto, a epharma é capaz de oferecer a proposta mais completa e inovadora para o mercado farmacêutico com o pioneirismo de mais de 23 anos oferecendo soluções em PBM. 

Então, se você ocupa um papel estratégico de tomada de decisões visando aumentar sua demanda e melhorar a fidelização dos pacientes à sua marca, venha falar com a gente e saber como nossa cultura data driven pode colaborar em seus desafios. 

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