Os programas de acesso ou affordability mantidos pela indústria farmacêutica são uma ferramenta importante para a oferta adequada de medicamentos. Eles são ainda mais relevantes principalmente para tratamentos de pacientes crônicos, que dependem do uso contínuo de alguns remédios.
Assim sendo, de um lado isso permite a manutenção do tratamento e uma maior chance de adesão à terapia prescrita. De outro, tais programas podem ser um pilar importante para desenvolver diferentes estratégias para vários perfis de produtos, incluindo medicamentos recém-lançados ou mesmo aqueles com patente expirada (ou seja, que já contam com versões similares e genéricas).
No fim, isso pode aproximar a indústria farmacêutica dos pacientes, tornando as iniciativas do gênero mais efetivas.
Como funcionam os programas de acesso ou affordability?
Em resumo, os programas de acesso ou affordability são estratégias em que os laboratórios garantem descontos ou outras formas de subsídios para que os pacientes adquiram a medicação necessária para manter seu tratamento.
Na maioria dos casos, a gestão do programa é feita pela própria epharma (como os benefícios destacados mais abaixo) sempre contando com o apoio dos laboratórios, mediante cadastro dos interessados em participar. Geralmente não há restrição de renda ou idade para ter acesso à medicação. Entretanto, a prescrição médica adequada continua indispensável.
Como já ressaltado, esses programas, a critério do laboratório, podem incluir tanto medicamentos com patente ainda vigente quanto produtos que já contam com similares e genéricos disponíveis nas prateleiras.
Como essas iniciativas contribuem para a aderência ao tratamento dos pacientes crônicos?
Seja como for, os programas de acesso costumam ser ainda mais relevantes no manejo de doenças crônicas, ampliando a adesão ao tratamento prescrito ao longo de toda a sua jornada (que também devem prever uma mudança em uma série de aspectos do estilo de vida).
Estima-se que 75% dos óbitos registrados no Brasil têm por trás um doença crônica não transmissível. Esse dado só reforça a relevância do impacto desse problema para a qualidade de vida da população como um todo.
Ou seja, iniciativas que tornam o acesso aos medicamentos mais fácil e cômodo (inclusive do ponto de vista financeiro) podem ser uma ferramenta importante para superar obstáculos que atrapalham a adesão desejada ao tratamento medicamentoso.
Tais ações são ainda mais oportunas quando se considera os custos que as doenças crônicas e seus agravos podem trazer para os pacientes e para os sistemas de saúde, sejam eles públicos ou privados.
Com isso, vale reforçar como a indústria farmacêutica pode se colocar como ator importante, construindo jornadas mais efetivas para aqueles que precisam lidar com doenças que muitas vezes vão acompanhá-los a vida toda.
Ainda assim, é preciso garantir que as soluções propostas sejam baseadas em recursos que permitam alcançar o objeto proposto, com benefícios que melhorem a vida dos pacientes. Logo, em um programa de acesso aos medicamentos, todas as etapas, desde a implementação até a análise dos resultados obtidos, devem ser cuidadosamente desenhadas. Por isso, é nesse ponto que o apoio da epharma pode fazer toda a diferença.
Veja também: Crescimento de brasileiros com diabetes também se reflete em plano de medicamentos
Como aprimorar esses programas pode fortalecer a relação entre a indústria e pacientes?
Com experiência totalmente alinhada às necessidades do setor, a epharma é capaz de incrementar muitos dos serviços da indústria farmacêutica. Isso inclui os programas de desconto, relacionamento e aderência, seja começando um programa ou melhorando aqueles já consolidados. Essas possibilidades permitem:
- Ampliar a possibilidade de fidelização dos pacientes/clientes.
- Estabelecer uma régua de relacionamento mais efetiva.
- Garantir a manutenção de uma base de dados sempre atualizada.
- Implementar uma grande personalização dos serviços oferecidos.
- Oferecer maior conveniência, principalmente por meio da adoção de estratégias ominchannel (multicanal) em uma plataforma pyhgital (ou seja, por meio da integração de recursos online e offline).
A epharma também se especializou no uso de data analytics no mercado farmacêutico, permitindo a construção de uma jornada orientada por dados. Essa abordagem é capaz de entregar soluções escaláveis, confiáveis e ágeis. Os diferenciais da epharma nesse segmento garantem benefícios como:
- Consultoria e celeridade no desenvolvimento de soluções, com maior espaço para inovação de novas soluções.
- Foco total na necessidade dos pacientes.
- Capacidade de colaboração multidisciplinar, graças aos diferentes perfis dos integrantes da equipe.
- Decisões baseadas em dados, por meio de dashboard e insights que permitem ao gestor ter uma visão bastante rica dos indicadores do programa. No fim, tais possibilidades são essenciais para a avaliação da estratégia adotada e o desenvolvimento de novos planos de ação.
- Diversos cases já implementados, com resultados bastante satisfatórios.
Em suma, com essas abordagens crescem as chances de que os programas de acesso ou affordability, mantidos pela indústria farmacêutica atinjam o retorno projetado.
Então aproveite e entre contato para saber mais sobre as soluções da epharma para a indústria farmacêutica e conferir detalhes de como tais benefícios podem ser alcançados com o aperfeiçoamento desses programas.